close

Moody’s reafirma rating da China em A1 e mantém perspectiva estável

A agência de classificação de risco avalia que os principais pontos fortes do perfil de crédito da China deverão perdurar no médio prazo

Pequim

Demanda por moradia tem dado sinais de enfraquecimento e, para o futuro, os primeiros sinais de queda populacional devem limitar a retomada | Foto: Getty Images

A Moody’s reafirmou o rating soberano da China em A1, mantendo perspectiva estável para as notas de crédito do país asiático. Em nota nesta segunda-feira, a agência de classificação de risco avalia que os principais pontos fortes do perfil de crédito da China – em especial sua elevada força econômica e robusta força fiscal – deverão perdurar no médio prazo, o que justifica a manutenção do rating.

Ao mesmo tempo, a Moody’s prevê que a força institucional e de governança da China será testada, à medida que Pequim gerenciar um “complexo conjunto de questões políticas”, incluindo aumento da produtividade, redução da alavancagem e a criação de um ambiente que permita ao setor imobiliário crescer de forma sustentável.

Saiba mais

Já a perspectiva estável reflete a possibilidade de novos episódios de estresse econômico e financeiro na China, explicou a agência.

Agência Moody’s cortou projeção para o crescimento do PIB da China

Recentemente, a agência Moody’s cortou a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2022, de 5,2% a 4,5%. De acordo com a instituição, desequilíbrios por conta da covid-19, baixa no setor imobiliário e riscos geopolíticos elevados desacelerarão o crescimento da potência asiática. Para 2023, a agência espera crescimento de 5,3% do PIB chinês.

A agência espera uma recuperação do investimento em ativos fixos no segundo semestre, enquanto a normalização da demanda por bens e a desvalorização da moeda devem sustentar o crescimento das exportações.

Ainda que haja suporte monetário e fiscal este ano, ele será modesto e seu impacto apenas gradual, enquanto o cenário de incerteza reduzirá os incentivos para que as empresas invistam e aumentem sua dívida, avalia a agência. A Moody’s também manteve sua previsão pessimista para o mercado imobiliário da China. (AE)

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra