Alemanha lança 1ª frota de trens de passageiros a hidrogênio do mundo
Projeto de R$ 474 milhões envolve 14 trens que substituirão modelos movidos a diesel em rotas entre quatro cidades do Estado da Baixa Saxônia
25/08/2022Autoridades alemãs lançaram a primeira frota mundial de trens, com 14 unidades, de passageiros movidos a hidrogênio nesta quarta-feira, 24.
A frota chega para substituir 15 trens a diesel que anteriormente operavam em trilhos não eletrificados no Estado da Baixa Saxônia.
Saiba mais
- Hidrogênio é opção para descarbonizar cadeias industriais, diz CNI
- As ações recomendadas para quem quer investir em empresas ESG
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Os novos trens usam células de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade que alimenta os motores.
O governo alemão apoiou a expansão do uso do hidrogênio como alternativa limpa aos combustíveis fósseis.
O governador do Estado, Stephan Weil, disse que o projeto de 93 milhões de euros (R$ 474 milhões) é um “excelente exemplo” dos esforços da Baixa Saxônia para tornar sua economia mais verde.
Os trens fabricados pela empresa francesa Alstom são operados pela empresa ferroviária regional LNVG em rotas entre as cidades do norte de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervoerde e Buxtehude.
O anúncio vem no mesmo dia em que o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, assinaram um acordo para criar uma cadeia de fornecimento de hidrogênio ‘verde’.
As primeiras entregas do combustível devem acontecer em três anos. A Alemanha busca fontes alternativas de energia, à medida em que o país deixa de depender da Rússia para o seu abastecimento energético.