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Alemanha testa rodovias eletrificadas para caminhões

Rodovia com rede elétrica própria para caminhões está em testes na Alemanha como alternativa para reduzir a emissão de poluentes no transporte de cargas

Caminhões em rodovia eletrificada

Sistema fornece energia diretamente da rede elétrica para os caminhões por um sistema de conexão sobre as cabines | Foto: DW

No debate sobre como tornar o transporte rodoviário livre de emissões de poluentes, uma terceira surgiu na Alemanha, além das baterias elétricas ou células de combustível de hidrogênio: rodovias eletrificadas.

Um sistema de fios elétricos pendurados acima da estrada semelhante aos usados por ônibus elétricos entrou em testes em uma rodovia ao sul de Frankfurt .

O sistema fornece energia diretamente da rede elétrica para os motores, através de um mecanismo de conexão sobre as cabines dos caminhões. A tecnologia economiza peso e dinheiro porque as baterias tendem a ser pesadas e caras, e um caminhão usando fios aéreos precisa apenas de uma bateria grande o suficiente para o trecho até chegar à rodovia com os cabos elétricos e depois até o seu destino final.

A Siemens, gigante alemã de eletrônicos que forneceu o hardware para esta rota de teste, adaptou equipamentos que tem sido usados por décadas para dirigir trens e carros urbanos.

Rodovias eletrificadas existem investimentos em rede de alta tensão

A dúvida é sobre quem vai pagar para amarrar milhares de quilômetros de cabos elétricos de alta tensão acima das principais rodovias.

O desafio de acabar com a poluição dos caminhões é uma parte crucial da luta contra as mudanças climáticas e a poluição atmosférica. Caminhões a diesel de longo curso produzem uma parcela desproporcional de gases de efeito estufa e outros poluentes, especialmente em frotas antigas como a do Brasil.

Andústria está dividida, segundo reportagem do New York Times. Daimler e Volvo, os dois maiores fabricantes de caminhões do mundo, estão apostando em células de combustível de hidrogênio para plataformas de longo curso. As empresas argumentam que as baterias pesadas necessárias para fornecer alcance aceitável são impraticáveis para os caminhões porque subtraem muita capacidade da carga útil.

A Traton, dona das fabricantes de caminhões Scania, MAN e Navistar, argumenta que o hidrogênio é muito caro e ineficiente, devido à energia necessária para produzi-lo. Traton, de propriedade majoritária da Volkswagen, está apostando em baterias cada vez melhores — e em rodovias eletrificadas.

A companhia está entre os apoiadores do chamado eHighway ao sul de Frankfurt, um grupo que também inclui a Siemens e a Autobahn GmbH, a agência governamental que supervisiona as rodovias alemãs.

Tecnologia foi testada na Suécia

Há também pequenos segmentos de estradas eletrificadas nos estados de Schleswig-Holstein e Baden-Württemberg. A tecnologia foi testada na Suécia e, em 2017, em um trecho de uma milha perto do Porto de Los Angeles.

Até agora, os trechos da rodovia equipados com cabo aéreo na Alemanha são curtos. O objetivo é testar o desempenho do sistema na prática no uso diário por empresas de caminhões. Até o final do ano, mais de 20 caminhões usarão os sistemas na Alemanha.

O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, que está financiando as três rodovias eletrificadas na Alemanha, está comparando os resultados com estudos de caminhões que usam células de combustível de hidrogênio e caminhões usando baterias. Em três ou quatro anos, disse o ministério em um comunicado, uma decisão será tomada em que tecnologia apoiar.

Mas, respondendo a perguntas do The New York Times, o ministério observou que as baterias estão ficando cada vez mais baratas e melhores o tempo todo, e os tempos de carregamento estão caindo. “Em última análise, o custo total de infraestrutura, veículos e energia decidirá qual tecnologia ou combinação de tecnologias prevalece”, disse o ministério.

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