Ano Novo chinês começa livre das regras da política de covid zero
Após o relaxamento das restrições sanitárias impostas pela covid, feriado do Ano Novo chinês aumenta temores de agravamento da pandemia
22/01/2023Pessoas em toda a China comemoraram o Ano Novo Lunar neste domingo com grandes reuniões familiares e multidões visitando os templos, depois que o governo suspendeu sua rígida política de “zero-covid”, marcando a maior celebração festiva desde o início da pandemia, três anos atrás.
O Ano Novo Lunar é o feriado anual mais importante na China. Nos últimos três anos, as comemorações foram silenciadas à sombra da pandemia.
Saiba mais
- Ano Novo chinês expande turismo e reacende temor da pandemia
- 3 erros mais comuns na hora de investir e como evitá-los
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Com a flexibilização da maioria das restrições do Covid-19, que confinaram milhões em suas casas, as pessoas puderam finalmente fazer sua primeira viagem de volta às suas cidades natais para se reunir com suas famílias sem se preocupar com a quarentena, possíveis bloqueios e suspensão de viagens.
Festa do Ano Novo chinês foi prejudicada nos últimos anos por causa da covid
As celebrações públicas maiores também retornaram, como o Festival da Primavera na China, com a capital sediando milhares de eventos culturais – em uma escala maior do que há um ano.
Em Pequim, no parque Taoranting não havia sinal das habituais barracas de comida de ano novo, apesar de suas passarelas serem decoradas com lanternas chinesas tradicionais. Uma popular feira de templos no parque Badachu, que foi suspensa por três anos, estará de volta esta semana, mas eventos semelhantes no parque Ditan e no parque Longtan Lake ainda não retornaram. (AE)