Ano Novo chinês expande turismo e reacende temor de impacto da pandemia
Feriado do Ano Novo chinês se aproxima e aumenta a maior movimentação humana logo após o relaxamento das restrições sanitárias
16/01/2023As viagens de passageiros na China no feriado do Ano Novo Chinês devem dobrar em relação ao ano passado, nesta passagem do Ano do Tigre (2022) para o Ano do Coelho (2023). O aumento da circulação de turistas após a abrupta reversão da política de “zero covid” local, no fim do mês passado, é motivo de preocupação pelos riscos à saúde e impactos na economia mundial.
Ano Novo, feriado mais importante para os chineses, será no dia 22 de janeiro, mas as festividades começaram em 7 de janeiro e se estendem até 15 de fevereiro. A população de 1,4 bilhão de habitantes faz nesta época a maior migração humana do mundo, especialmente durante uma semana de folga, quando todas as linhas de produção do país param.
Saiba mais
- Os melhores fundos imobiliários para investir em janeiro
- Safra Trends: as melhores oportunidades para investir em 2023
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Neste ano são esperadas 2,1 bilhões de viagens. O número deve ficar em torno de 70,3% do resultado de 2019, antes da pandemia, segundo o Ministério de Transportes. Os voos da aviação civil devem atingir em média o nível de 11 mil ao dia no pico de viagens, ou 73% do nível visto em 2019, segundo autoridades.
As visitas a famílias e amigos devem representar 55% do tráfego. Já 24% devem viajar em busca de trabalho. O restante se dividem entre turismo e viagens de negócios. A temporada de viagens deste ano coincide com um salto nas infecções por covid-19, e o país também terá um salto na demanda por transporte de cargas, como itens médicos, e por energia e alimentos. O governo considera o pico nas viagens o mais desafiador dos últimos anos.
Feriado do Ano Novo chinês aumenta riscos logísticos
O feriado neste cenário representa problemas potenciais de logística, diante de infecções disseminadas entre trabalhadores da linha de frente dos transportes e do mau tempo no inverno local, sobretudo em cidades pequenas e médias e nas áreas rurais.
Para marcar o festival, o grupo de mídia CMG, lançou o mascote Tu Yuan Yuan, um coelho inspirado na cultura tradicional chinesa que chega com a missão de ajudar a criar uma atmosfera mais auspiciosa para o mundo.
As viagens de passageiros na China no feriado do Festival da Primavera devem registrar salto de 99,5% ante o mesmo momento do ano passado, após a abrupta reversão da política de “zero covid” local, no fim do mês passado, acabar com quase todas as restrições de viagem do país. (Com AE e Agência Brasil)