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Além da Dutra, CCR também quer o trem São Paulo-Campinas

Com planos de investimentos, CCR reforça visão positiva e Banco Safra mantém recomendação de compra com preço-alvo de R$ 18,70 por ação

trem campinas

CCR planeja disputar concessão de ferrovia São Paulo-Campinas | Foto: Getty Images

A administração da CCR aprovou no conselho um plano estratégico para os próximos 5 anos, no qual a empresa pretende consolidar sua posição de liderança como o maior grupo concessionário do país.

A CCR decidiu investir cerca de 98% de seus recursos disponíveis em ativos que estão sob suas operações principais (rodovias, mobilidade pública e aeroportos). A concessão do trem São Paulo-Campinas, de R$ 7,5 bilhões, está na lista de planos da concessionária.

Os planos da empresa foram detalhados em teleconferência com a equipe de gestão, da qual participaram o CEO Marco Cauduro e o CFO Waldo Perez. Eles falaram sobre o cenário atual da empresa e as expectativas sobre projetos futuros, após o leilão no qual a CCR renovou a concessão da Dutra.

Conquistas da CCR em 12 meses

A CCR conquistou importantes marcos nos últimos 12-18 meses:

  • Venceu o leilão da rodovia Dutra, maior concessão do segmento;
  • Levou os leilões de 2 linhas de metrô da malha metroviária da cidade de São Paulo, o que leva a CCR à liderança entre os players privados no segmento de mobilidade;
  • Ganhou o leilão de 2 blocos totalizando 15 novas concessões de aeroportos no Brasil (blocos Sul e Centro), posicionando a CCR como a maior operadora aeroportuária do país e dobrando seu número total de passageiros administrados em relação a um ano atrás (de aproximadamente 20 milhões por ano a cerca de 40 milhões por ano, considerando os valores pré-COVID).

O sucesso da CCR nesses leilões ajudou a empresa a aumentar a duração do fluxo de caixa de seu portfólio para cerca de 18 anos, de cerca de 9 anos um ano atrás.

Adicionalmente, a companhia mantém capacidade financeira para licitar projetos relevantes no futuro. Apesar do grande desembolso previsto em projetos recém-incorporados, a administração da CCR afirma ter capacidade financeira suficiente para continuar competindo por outros ativos relevantes, como:

  • Rodovia BR-381 que liga municípios de Minas Gerais e Espírito Santo (R$7 bilhões em CAPEX), embora a administração ainda não tenha decidido participar;
  • 6 concessões de rodovias no estado do Paraná, totalizando cerca R$ 140 bilhões em CAPEX;
  • 7ª rodada de concessões de aeroportos (R$9 bilhões em CAPEX), que inclui 14 novos aeroportos, com alguns dos ativos mais desejados do segmento pela relevância – Santos Dumont no Rio de Janeiro e Congonhas em São Paulo;
  • O trem intermunicipal que liga as cidades de São Paulo a Campinas (R$9 bilhões).

Em termos de rentabilidade, a CCR espera cerca de12% em TIR real desalavancada para projetos futuros. A empresa disse que foi considerada a menor rentabilidade esperada para a Dutra (9% a 9,5%) devido à sua dimensão, qualidade e relevância.

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Resultados e planos reforçam visão positiva do Banco Safra para a empresa

A teleconferência reforçar visão positiva do Banco Safra para as ações da CCR. O Safra acredita que suas ações foram demasiadamente depreciadas nos últimos meses, reflexo da alta da taxa de juros de longo prazo que serve como benchmark para a precificação de empresas do segmento de concessão, e abrindo um ótimo ponto de entrada para investidores pelo elevado potencial de valorização que o banco enxerga para a companhia.

Além disso, o Safra acredita que a alta da taxa de juros no curto prazo pode ter efeito positivo para a rentabilidade dos novos investimentos previstos para a CCR.

Inúmeros novos projetos devem ser concedidos por governos estaduais e federais no curto prazo, e a taxa de juros maior reduz a competição por esses ativos pois eleva o nível de rentabilidade exigida para tais investimentos.

Com relação à retomada de suas operações, diferentemente de alguns meses atrás, hoje a CCR já se encontra com níveis de tráfego em suas rodovias em patamares ligeiramente acima dos observados em 2019, enquanto as divisões de mobilidade e aeroportos apresentam uma recuperação contínua e gradual.

O Banco Safra indica recomendação de compra e preço-alvo de R$18,70 por ação da CCR.

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