close

Arqueólogos descobrem restos do Cavalo de Tróia

Arqueólogos turcos tentam provar que pedaços de madeira localizados em colina da antiga cidade de Tróia seriam do icônico artefato de guerra da antiguidade

Cavalo de Tróia

Arqueólogos descobriram pranchas e vigas de madeira montadas em forma estranha e acreditam tratar-se do famoso cavalo | Foto: Getty Images

Arqueólogos afirmam ter descoberto restos do lendário Cavalo de Tróia na Turquia. Eles garantem ter encontrado evidências significativas que podem confirmar a importância histórica da descoberta, de acordo com um artigo do Greek Reporter.

Os arqueólogos turcos fizeram a descoberta escavando as colinas de Hisarlik, na antiga cidade de Tróia. Eles encontraram uma uma grande estrutura de madeira que eles acreditam ser os restos do Cavalo de Tróia.

Essas escavações incluem dezenas de pranchas de madeira e vigas de até 15 metros de comprimento, montadas de forma estranha. A estrutura foi encontrada dentro das paredes da antiga cidade de Tróia.

Cavalo foi usado por gregos contra troianos

O cavalo de madeira teria sido construído pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratégia para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas.

Tomado pelos troianos como um símbolo de sua vitória, foi carregado para dentro das muralhas. À noite, guerreiros que estavam escondidos dentro do cavalo dominam as sentinelas e permitem a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína. O cavalo é considerado uma lenda, que agora os arqueólogos tentam confirmar.

Os professores da Universidade de Boston Christine Morris e Chris Wilson acreditam que “os testes de datação de carbono e outras análises sugerem que as peças de madeira e outros artefatos datam dos séculos XI ou XI Antes de Cristo.

Morris e Wilson acreditam com “alto nível de confiança” que a estrutura está ligada ao cavalo icônico. Dizem que os testes confirmaram a teoria deles.

Ruínas da cidade de Tróia, onde os arqueólogos descobriram restos do icônico cavalo | Foto: Getty Images

Cavalo é descrito por antigos historiadores

“Isso corresponde às datas citadas para a Guerra de Tróia, por muitos historiadores antigos como Eratóstenes ou Proclus”, afirmam. “A montagem da obra também corresponde à descrição feita por muitas fontes. Eu não quero soar muito confiante, mas eu tenho certeza que nós encontramos a coisa real!”, declarou Wilson, segundo o Jornal Jerusalém Post.

O Cavalo de Tróia está associado à Guerra de Tróia, narrada por Homero em seus poemas épicos, como Ilíada e Odisseia. Ilíada termina antes do fim da guerra, por isso não apresenta o lendário cavalo.

O Cavalo de Tróia foi usado para tomar Tróia e ganhar a guerra. A história foi destaque no livro Eneida, de Virgílio. Historiadores sugeriram que o cavalo era uma analogia para uma máquina de guerra ou desastre natural.

Os arqueólogos também descobriram uma placa de bronze danificada com a inscrição: “Para seu retorno para casa, os gregos dedicam esta oferta a Atena”. Quintus Smyrnaeus refere-se a esta placa em seu poema epis “Posthomerica”.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra