Safra projeta 155 mil pontos para o Ibovespa no fim de 2024
Análise de Equity Research do Banco Safra eleva projeção para o nível do Ibovespa no fim de 2024 de 142 mil para 155 mil pontos
05/02/2024Quando ventos macro sopram a favor, o micro navega melhor. O Banco Safra elevou o nosso preço-alvo do Ibovespa para 155 mil pontos no fim de 2024 (de 142 mil anteriormente), com base em um cenário mais favorável para as empresas (projeção maior de lucros) e maior estabilidade na economia internacional.
O Safra acredita que a trajetória de desaceleração da inflação nos EUA levará o Fed a iniciar o ciclo de cortes de juros no segundo trimestre de 2024, num movimento que deve ajudar a liquidez de mercados emergentes, como o Brasil.
Saiba mais
- Banco Safra lidera ranking do BC de acerto de projeções
- Dez ações de boas pagadoras de dividendos para fevereiro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
No Brasil, a robustez das contas externas favorece também a desinflação, e o Safra estima que a Selic chegará a 8,75% no fim de 2024, levando à expansão do crédito e à retomada do consumo e dos investimentos. O banco estima que o PIB crescerá 2,5% a.a., com composição mais sólida (mais setores da economia contribuindo para esse crescimento).
Economia internacional na direção de mares mais calmos…
Apesar de algumas incertezas, o ciclo de aperto monetário adotado pelos principais bancos centrais no mundo deve levar à desaceleração da atividade econômica, possibilitando o início do ciclo do corte de juros pelas autoridades monetárias. O Safra espera redução do déficit fiscal norte-americano e melhor ajuste entre demanda e oferta no mercado de trabalho nos EUA, o que deve possibilitar o controle da inflação e a redução nos juros no 2T24, o que abriria espaço para a migração de investimentos e de fluxo financeiro para países emergentes.
Na Europa, há sinais – como menor confiança dos empresários, redução de impulsos fiscais e aumento na taxa de desemprego –, que dão suporte a um patamar menor de inflação e permitem ao Banco Central Europeu (BCE) iniciar o ciclo de redução de juros também no próximo trimestre.
…e economia brasileira navegando com juros menores….
Para o Brasil, a equipe econômica do Banco Safra espera um superávit comercial de US$ 86 bilhões em 2024, o segundo maior valor da série histórica, o que dará força ao real.
Esse fator, junto ao ajuste gradual nas contas públicas, deve contribuir para o processo desinflacionário, favorecendo a continuidade do ciclo de cortes de juros e, assim, gerando efeitos positivos para a economia. Nesse cenário, o Safra estima recuperação das empresas em 2024, com alta de 17,8% nos lucros (ante 2023), refletindo alavancagem operacional com menor pressão de custos (inflação mais baixa) e um bom desempenho do consumo.
Maior otimismo e múltiplos atrativos.
Com o novo cenário econômico, as revisões de estimativas para os resultados das empresas sob cobertura do Safra levaram a uma projeção de lucro por ação (LPA) do Ibovespa de 16.932 pontos.
O Safra revisou as estimativas para o preço-alvo do Ibovespa chegando a um preço-alvo de 155 mil pontos no fim de 2024 (22% de potencial de retorno).
Na estimativa do Safra, o valor justo do Ibovespa equivale a 9,2x o lucro projetado (P/L) para 2025e, ante o múltiplo de 7,5x ao qual o índice é negociado hoje (desconto de 32% sobre sua média histórica de 10 anos).
Grande parte do desconto é justificada pelos múltiplos da Vale e Petrobras. Porém, em uma análise comparativa dos atuais múltiplos de negociação setoriais com a sua média histórica de 5 anos, notamos que 15 de 17 setores são negociados hoje com desconto, evidenciando a atratividade do nosso mercado de ações.
As preferências setoriais do Safra para 2024 são: Serviços Financeiros, Construção/Shoppings, Commodities, Transportes, Utilidades Básicas e Consumo e Varejo (nomes de qualidade com melhora esperada para o 2S24).
Confira a análise completa de Estratégia & Economia do Banco Safra.