O Banco Central do Brasil anunciou as instituições TOP 5 de 2023. O rankink pode ser conferido no site do Banco Central neste link.
O Banco Safra ficou em primeiro lugar no ranking da *Taxa Selic*, com acerto em todas as reuniões do ano passado. Parabens ao superintendente executivo de economia do Safra, Eduardo Yuki, e toda a Equipe de Macroeconomia do Banco Safra!!
Nosso time Safra também tirou segundo lugar na projeção de *IGP-M* longo prazo e quarto colocado em *IPCA Cesta* longo prazo (inclui alimentação, bens industriais e serviços).
O cenário Safra de inflação cadente abrindo espaço para aumento do consumo das famílias (maior poder de compra) e queda gradual da Selic se realizou, ajudando o PIB crescer 3% em 2023. A desinflação continuará esse ano, o que junto a um setor externo forte contribuirá para um PIB 2024 2,5% maior que o do ano passado.
Detalhes sobre a metodologia dos rankings top 5 podem ser consultados em https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/faqexpectativa
O ranking se baseia no índice de assertividade das instituições financeiras consultadas na Pesquisa Focus do Banco Central.
As expectativas de mercado são subsídio importante para as decisões de política monetária. Além disso, a disponibilização das estatísticas de expectativas ao público em geral, por meio da página do Banco Central na internet, possibilita que empresas e cidadãos tenham conhecimento sobre o que os agentes de mercado estão projetando, constituindo dessa forma ferramenta importante para o planejamento de suas ações de curto, médio e longo prazos.
Confira mais análises do Safra sobre as tendências da economia no portal O Especialista, do Banco Safra.
Saiba mais
Inflação tende a ficar em 3,5% em 2024, mas clima ainda é ameaça
Ano novo com menos inflação e mais consumo deve garantir PIB de 2,5%