close

Banco Safra lidera Carteira Valor de ações com valorização de 36% no ano

Ranking organizado pelo jornal Valor lista grupos de ações recomendadas por bancos e corretoras e mostra estratégia vencedora do Safra em 2022

Gráfico de ações

O Banco Safra liderou “com larga vantagem” sobre todos os demais concorrentes o desempenho na chamada Carteira Valor | Foto: Getty Images

O ano de 2022 foi marcado pela volatilidade da Bolsa de Valores e pelo aperto dos juros, que chegam ao fim do ano em 13,75%. As dúvidas em relação a 2023 continuam dificultando o trabalho dos especialistas dos bancos e corretoras que administram as carteiras recomendadas de ações. Mas é nos momentos de incerteza, quando os preços dos ativos caem, que é possível compor estratégias de investimentos que permitem retorno expressivo no mercado de renda variável.

Segundo o jornal Valor, o Banco Safra liderou “com larga vantagem” sobre todos os demais concorrentes o desempenho na chamada Carteira Valor. Trata-se de um ranking que o jornal promove entre as carteiras recomendadas por vários bancos e corretoras. Em 2022, a carteira recomendada pelo Banco Safra acumulou 36,68% de valorização no ano, com cinco papéis selecionados. No mesmo período o Ibovespa ganhou 4,69%.

Saiba mais

A estratégia do Safra prevê que o Ibovespa deve chegar a 130 mil pontos em 2023 (o nível atual varia em torno dos 108 mil pontos). Para o Safra, a bolsa brasileira é negociada atualmente com uma relação preço/lucro (que estima o prazo de retorno do investimento) de oito vezes, com um desconto de 20% em relação à média dos últimos cinco anos, segundo Cauê Pinheiro, estrategista de ações do Safra.

“Há uma valorização potencial interessante, a bolsa está muito barata, já desconta o cenário de juros altos que tem pela frente. A inflação ainda está alta, mas com tendência de melhora”, afirma ele em entrevista ao Valor. “O preço baixo está dando oportunidade para o investidor que tem foco no médio e longo prazo.”

Confira as recomendações do Banco Safra para a Carteira Valor de ações

Em 2022, o Banco Safra recomendou especialmente as ações de empresas ligadas à cadeia de commodities e de casos de valor, que negociavam a múltiplos mais baixos, privilegiando as de melhor liquidez. “Foi uma postura mais defensiva num cenário de aumento de juros. Nesses momentos, empresas de crescimento potencial mais alto acabam sendo mais afetadas”, diz Pinheiro. “A opção foi ficar mais defensivo e tem funcionado.”

A estratégia se mantém nesta virada de ano. Para Pinheiro, é cedo para fazer uma inversão em direção a empresas de crescimento e é melhor priorizar aquelas que entregam resultados. Ele considera, porém, que haverá espaço para o Banco Central (BC) passar a reduzir os juros ao longo de 2023. Quando as taxas futuras passarem a cair, será o momento de buscar novas oportunidades para as carteiras de ações.

Por enquanto, o time de pesquisa do Safra usa como parâmetro para o cálculo de preço justo das ações uma taxa de desconto de 13,5%. Ou seja, se o juro básico da economia cair meio ponto percentual, as projeções para o conjunto de ações do Ibovespa aumentam.

O setor financeiro é uma das preferências do time de pesquisa do Safra, com Itaú Unibanco em destaque. A justificativa é a de que o Itaú apresenta resultados melhores que a média do setor e uma carteira de crédito de perfil mais defensivo.

A ação da Porto Seguro é outra aposta, pois a seguradora está próxima de uma virada de resultados porque tem conseguido repassar a alta de preços para as apólices de seguros. No setor de saúde, uma das escolha é Hypera, companhia que o estrategista vê boas perspectivas de crescimento no médio e longo prazo por conta do envelhecimento da população, com o fim do bônus demográfico. “No curto prazo é uma marca forte, resiliente, com boa capacidade de balanço para aumentar investimentos”, afirma o estrategista.

O Safra chegou a recomendar ações de estatais, com Banco do Brasil e Petrobras, mas saiu desse risco antes das eleições. No setor de commodities, a recomendação é a ação da PetroRio, uma produtora independente de petróleo, cuja estratégia é maximizar o retorno dos campos de exploração. A companhia se beneficia dos preços altos do petróleo e contabiliza um bom histórico de aquisições.

Carteira Top 10 Ações do Safra

Na carteira de recomendações “Top 10” de ações do Safra para os clientes, a carteira inclui Vale, Rumo, CPFL, Iguatemi, Hypera e Assaí.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra