close

BCE eleva taxa de juros de -0,50% para 0%, primeira alta em 11 anos

Além de elevar os juros básicos, o Banco Central Europeu anunciou um novo programa de compra de bônus

BCE

A decisão surpreende o mercado, que dava como certo um aumento de 0,25 ponto porcentual | Foto: Getty Images

O Banco Central Europeu (BCE) elevou nesta quinta-feira, 21, a taxa de juros de depósitos de -0,50% para 0%. A taxa de empréstimos subiu de 0,25% para 0,75%. Foi o primeiro aumento das taxas de juros desde 2011 (íntegra da decisão em inglês).

A decisão surpreende o mercado, que dava como certo um aumento de 0,25 ponto percentual, como vinha declarando a presidente do BCE, Christine Lagarde.

No comunicado da decisão, o BCE informou que vai lançar um novo programa de compra de bônus para prevenir movimentos injustificados nos spreads entre os títulos soberanos dos países da zona do euro.

À medida que as taxas do BCE sobem, os custos dos empréstimos aumentam desproporcionalmente para países como Itália, Espanha ou Portugal, onde os investidores exigem um prêmio maior para manter seus títulos de dívida.

Além de encerrar um período de oito anos com taxas de juros de depósitos negativas, o BCE também aumentou sua principal taxa de refinanciamento para 0,50% e prometeu mais aumentos de juros possivelmente na próxima reunião em 8 de setembro.

Cenário para o aumento de juros do BCE

Em junho, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 8,6%, superando o recorde anterior de 8,1% observado em maio.

As pressões sobre os preços, principalmente os de energia, vêm com os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“O Conselho do BCE tomou outras medidas importantes para garantir que a inflação volte ao seu objetivo de 2% no médio prazo”, disse o BCE em comunicado.

Além disso, o euro chegou a valer neste mês o mesmo que o dólar pela primeira vez na história.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra