close

Biden anuncia distribuição de 500 milhões de testes de covid pelo correio

Presidente americano reforça pedido para que a população tome vacinas e mantenha cuidados preventivos durante o Natal

joe biden

“Quase todos que morreram de covid-19 nos últimos meses não foram vacinados”, disse Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um novo plano para distribuir 500 milhões de testes rápidos gratuitos em doicílio para os americanos a partir de janeiro, como parte de uma tentativa de conter a propagação da variante ômicron mais transmissível que atingiu os EUA neste começo das férias.

“Quero começar reconhecendo o quão cansado, preocupado e frustrado eu sei que você está”, começou Biden em seu discurso à nação da Casa Branca. “Para muitos de vocês, este será o primeiro ou mesmo o segundo Natal olhando para o outro lado da mesa para ver uma cadeira vazia.”

“Se você não está totalmente vacinado, você tem uma boa razão para se preocupar”, continuou Biden, falando sobre a ascensão da variante ômicron. “Quase todos que morreram de covid-19 nos últimos meses não foram vacinados”.

“Você está colocando outras pessoas em risco – seus entes queridos, seus amigos, vizinhos e mesmo estranhos”, disse ele aos americanos não vacinados. “Sua escolha pode ser a diferença entre a vida ou a morte. Quanto mais tempo o vírus estiver por perto, mais prováveis são as variantes. Talvez mais mortal do que os que vieram antes”, disse ele.

Biden descarta novos bloqueios mas defende testes, vacinas e medidas preventivas

Ainda assim, o presidente rejeitou a ideia de que os EUA voltariam a março de 2020 ou imporiam novos bloqueios, e disse que as autoridades de saúde pública têm os meios neste inverno para manter as escolas abertas com segurança, por exemplo.

“Se você está vacinado e segue as precauções que todos conhecemos bem, você deve se sentir confortável comemorando o Natal e as festas como você planejou”, disse ele.

“A melhor coisa a fazer é se vacinar totalmente e tomar sua vacina de reforço – e não, isso não é março de 2020. 200 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas. Estamos preparados. Nós sabemos mais. Só temos que manter o foco”, acrescentou Biden.

Em seu contínuo esforço para que os americanos hesitantes sejam vacinados e impulsionados, Biden também mencionou que o ex-presidente Donald Trump disse esta semana que tinha recebido sua injeção de reforço, acrescentando: “Talvez uma das poucas coisas em que ele e eu concordamos”.

Os novos esforços de Biden vêm à medida que a variante ômicron se tornou a cepa do coronavírus predominante no país, representando quase três quartos de todos os casos, ao mesmo tempo em que as viagens começam a voltar aos níveis pré-pandemia para a temporada de férias.

Os testes rápidos gratuitos do governo Biden serão entregues por correio aos americanos que os solicitam, disse Biden, marcando uma abordagem ligeiramente diferente dos países europeus, que optaram por enviar testes a todos os residentes.

Os americanos terão que solicitar os testes através de um site que será lançado em janeiro, disse um alto funcionário da administração na segunda-feira, e ainda não está claro quantos testes os americanos poderão solicitar por família.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra