close

Verão começa com crescimento da variante ômicron

Verão começa às 12h59 desta terça-feira, e previsão para nova estação é de chuva acima da média e aumento de casos de covid pela variante ômicron

verão da ômicron

Verãocomeça em um momento em que grande parte da população relaxa nas medidas de prevenção à covid-19 | Foto: Getty Images

Começa nesta terça-feira, 21, às 12h59 (horário de Brasília), o verão no Hemistério Sul. A nova estação chega no momento em que a variante ômicron se espalha também pelo Brasil, depois de atingir cerca de 90 países no mundo.

A cidade de São Paulo voltou a registrar aumento nas hospitalizações por suspeita de covid-19, com 1.170 internações nos últimos sete dias, crescimento de 47,5% em relação à semana anterior, quando foram 793 internações.

Marcada pela elevação da temperatura em todo o país, em função da posição do Sol mais ao sul, a estação tem dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade (moderada a forte) e descargas elétricas. A estação vai até o dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono.

Verão da ômicron deverá ter chuvas acima da média

De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

Segundo o boletim, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1.100 mm.

De acordo com o prognóstico, há uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre este mês de dezembro e janeiro/2022. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra