close

Assessores de investimentos qualificados ganham destaque no mercado

O assessor de investimentos qualificado faz diferença na hora de oferecer alternativas para a tomada de decisão no cenário de queda de juros

Safra Invest

Mauricio Ceará, diretor do Safra Invest, mediou o debate com representantes da Ancord, Planejar e ABAI sobre qualificação profissional para assessores de investimentos | Foto: Divulgação

A procura por assessores de investimentos está em alta no mercado financeiro, neste momento em que as taxas de juros estão em queda no Brasil e com a mesma tendência nas principais economias do mundo, após o aperto monetário para conter a inflação durante a pandemia.

Com a normalização dos juros, a renda variável volta a ganhar destaque e muitos investidores precisam de assessoria especializada diante das novas alternativas para diversificar as aplicações financeiras. Neste cenário, o assessor de investimentos qualificado ganha importância na hora de oferecer alternativas para a tomada de decisão. Entre julho de 2022 e julho de 2023, o número de assessores certificados cresceu de pouco mais de 19 mil para 23 mil profissionais, segundo a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

Saiba mais

A importância da qualificação para os assessores de investimentos credenciados foi tema de um painel promovido pelo Safra Invest na sede da Bolsa de Valores de São Paulo para gestores dos principais escritórios credenciados de assessoria de investimentos do Brasil, que contou com a participação de Fátima Teixeira, gerente de Educação e Certificação da Planejar Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, Francisco Amarante, superintendente da Associação Brasileira de Assessores de Investimentos (ABAI) e Orlando Júnior, diretor de Certificação e Educação Continuada da Ancord.

A certificação da Ancord é obrigatória para que este profissional possa atuar como assessor de investimentos, e a associação promove cursos de educação continuada para aperfeiçoamento profissional. Um exemplo é o curso de educação à distância da associação sobre conceitos, práticas e operações no mercado financeiro e de capitais que registrou mais de 9 mil inscrições, segundo Orlando, da Ancord.

Ele destaca que esse profissional vem ganhando importância cada vez maior no mercado financeiro. Com sua qualificação e conhecimento, ele desempenha um papel fundamental na orientação para a tomada de decisões dos investidores, sejam eles pessoas físicas ou empresas e instituições. Eles contribuem para estratégias de construção do patrimônio, ajudando a minimizar os riscos.

Cresce a procura por certificações para assessores de investimentos

Além da certificação obrigatória da Ancord, o mercado oferece outras certificações de distinção que qualificam os assessores para um mercado cada vez mais exigente. Uma das mais importantes é a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida no Brasil pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro.

“Assessores com outras certificações, como CFP, têm mais oportunidades de atuação e expansão de carreira, inclusive para atuar em outros segmentos, como private bank, alta renda e outras”, comenta Fátima, da Planejar.

Segundo ela, já foram concedidas 9,8 mil certificações CFP no Brasil. A jornada para obter a certificação exige conhecimentos em diversas áreas como gestão e planejamento financeiro, aposentadoria, seguros, sucessão, previdência e tributação.

A Planejar fez um levantamento com empregadores de assessores de investimentos e constatou que 84% das empresas que contrataram profissionais com a certificação CFP perceberam impacto positivo junto aos clientes. 79% planejam aumentar o número de profissionais certificados e 76% registraram aumento da retenção de clientes. 69% registraram redução da percepção de riscos corporativos e a mesma proporção relata crescimento de ativos sob gestão. Além disso, 59% dizem ter registrado queda nas reclamações de clientes.

Francisco Amarante, da ABAI, também destaca a importância da qualificação e da certificação para profissionais que atuam no ramo.
Ele cita que um dos maiores desafios dos escritórios é a atração e formação de novos talentos, além da retenção de bons profissionais e redução da taxa de rotatividade das equipes. A ABAI também oferece um curso de formação para assessores de investimentos em parceria com a FGV.

Segundo Amarante, a credibilidade é um pilar fundamental do mercado de capitais. E o assessor, por ser o ponto de contato entre o investidor e o mercado, deve ser a principal garantia dessa credibilidade. Uma relação de confiança garante que o interesse do investidor venha em primeiro lugar.

Uma pesquisa encomendada pela associação buscou informações sobre o que as pessoas mais valorizam no assessor de investimentos. O resultado mostrou que a maior expectativa está na expertise e conhecimento sobre planejamento financeiro, aconselhamento personalizado e habilidade de entender a tolerância a riscos. Os investidores também necessitam de profissionais com habilidade para comunicar conceitos financeiros de maneira fácil de entender. E valorizam a transparência na remuneração e nas taxas cobradas pelo trabalho.

Entre as características de menor importância estão a avaliação e comentários nas redes sociais ou recomendações de amigos e familiares.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra