Bolsa cai na semana com inflação no Brasil e emprego nos EUA acima das expectativas
Depois de ficar no azul até quinta-feira, Bolsa fechou a semana em queda de 0,24%, aos 103.618 pontos, após dados acima do esperado
10/03/2023Depois de passar a semana no azul, o Ibovespa fechou em queda na sexta-feira com os investidores repercutindo a inflação mais alta no Brasil e os dados de empregos no Estados Unidos, que vieram acima do esperado pelo consenso dos analistas. A Bolsa fechou a semana em baixa de 0,24%, aos 103.618 pontos.
A economia americana criou 311 mil empregos em fevereiro, em termos líquidos, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 10, pelo Departamento do Trabalho do país.
O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam a geração de 180 mil a 300 mil vagas, com mediana de 220 mil.
Saiba mais
- Gestão ativa dos investimentos é a melhor forma de aproveitar oportunidades
- Beny Parnes, da SPX, analisa as mudanças no mercado de crédito
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Já a taxa de desemprego dos EUA subiu para 3,6% em fevereiro, ante 3,4% em janeiro. O consenso do mercado era de manutenção da taxa em 3,4% no mês passado.
No Brasil, os investidores repercutiram os dados de inflação. O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro foi de 0,84% e ficou 0,31 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de janeiro (0,53%).
No ano, o IPCA acumula alta de 1,37% e, nos últimos 12 meses, de 5,60%, abaixo dos 5,77% nos 12 meses anteriores.
A maior queda do índice na semana foi do papel da Hapvida. A companhia sinalizou que pode aumentar o capital por meio de follow-on ou subscrição privada para diminui o seu nível da alavancagem. Com isso, a ação da companhia fechou a semana em queda livre de 45,21%, mesmo subindo na sexta-feira.
A CSN, que apresentou resultados financeiros nesta semana, também teve um desempenho ruim no mercado financeiro. Segundo Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra, o balanço financeiro veio mais fraco do que esperado e isso fez o preço da ação cair. A siderúrgica perdeu 12,88%.
“Arezzo trouxe bom crescimento de receita no resultado do 4º trimestre, mas sofreu com queda de margens de lucro. Já a 3R Petroleum caiu com resultado ainda fraco e problemas com produção no período. Isso casado com um preço menor do Brent no trimestre gerou um desempenho pior”, ressaltou Pinheiro.
A Arezzo perdeu 7,44% e 3R Petroleum 7,47%. Completa a lista dos piores desempenhos a Gerdau, que perdeu 8,29%.
No lado positivo, a Azul disparou esta semana. A companhia avançou 74,72%. “Azul veio com resultado mais forte, apresentou uma reestruturação de sua dívida e isso animou o mercado. Gol também teve resultado bom, subiu na mesma esteira da concorrente”, disse Pinheiro. A Gol ganhou 42,30% esta semana.
A CVC também surfou na onda das companhias aéreas e avançou xx% nesta semana. Segundo Pinheiro, a empresa anunciou acordo para reestruturar R$ 900 milhões em dívida. “ O mercado recebeu bem, vai dar fôlego de curto e médio prazo.” A CVC ganhou 20,71%.
Já a Locaweb, que ganhou 22,32%, subiu forte com o fechamento de curva de juros, de acordo com Pinheiro. Ecorodovias também avançou 13,49% pelo mesmo motivo, disse o estrategista do Safra.
“Ecorodovias por ser uma empresa que conta com alavancagem alta e se beneficiaria de juros mais baixos e Locaweb é um papel de risco mais alto, seus clientes são dependentes de um cenário macro melhor, então a ação subiu. Mas, continuamos vendo um cenário mais difícil para LWSA no curto prazo, resultados devem continuar pressionados”, afirmou Pinheiro.