close

Bolsa de valores copia touro dourado de Wall Street

B3 instala cópia da escultura 'Charging Bull', peça-símbolo de Wall Street criada por Arturo Di Modica, no centro de São Paulo

Touro da Bolsa em São Paulo

Versão brasileira do ‘Touro de Wall Street’ foi multada e terá de ser removida da Rua XV de Novembro, em São Paulo | Foto: Divulgação

A bolsa de valores do Brasil, B3, inaugurou uma escultura de um touro dourado em frente a sua sede em São Paulo. A peça é uma uma imitação da escultura “Charging Bull” (touro atacando), conhecida como Touro de Wall Street, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York.

A escultura norte-americana é feita de bronze e foi inaugurada em 1989. A versão nacional foi instalada na rua XV de Novembro, no centro da capital paulista, onde fica a bolsa brasileira.

A B3 informou que a estátua reproduz as características da peça original, que possui 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento.

A peça, de 1 tonelada e com estrutura metálica, recebeu uma pintura dourado-amarela, bastante diferente da “Charging Bull”, que mantém a cor natural da peça maciça de bronze de 4 toneladas.

Touro dourado comemora recorde da Bolsa

A inauguração ocorre em um cenário de expansão do investimento dos brasileiros em renda variável nos últimos anos. A B3 divulgou nas últimas semanas que bateu o recorde de  4 milhões de contas cadastradas, com cerca de R$ 490 bilhões negociados.

A peça original se tornou um dos símbolos mais importantes do mercado financeiro dos EUA e é ponto disputado por turistas. Foi criada pelo escultor italiano Arturo Di Modica, que morreu este ano em sua casa em Vittoria, perto de Ragusa, no sul da Sicília.

O artista desenhou e esculpiu a estátua com os próprios recursos financeiros. Di Modica morreu em decorrência de um câncer. Ele tinha 80 anos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra