close

Bolsa tem semana de perdas após anúncio do novo arcabouço fiscal

O Ibovespa recuou 1,80% na semana, para 104.366 pontos, diante do maior temor do mercado em relação ás novas regras fiscais

Painel da Bolsa de Valores

Bolsa recua na semana com aumento do temor em relação a questão fiscal no Brasil e juros maior no mundo | Foto: Getty Images

Depois da maior alta semanal do ano, o Ibovespa enfrentou um desempenho negativo nesta semana mais curta. A Bolsa recuou 1,80% e retornou ao patamar dos 104 mil pontos, fechando a semana aos 104.366 pontos. O mercado ficou receoso após a apresentação do texto do arcabouço fiscal.

As novas regras fiscais estabelecem o compromisso de um limite para o crescimento das despesas do governo, com base no aumento das receitas recorrentes. E definem quais gastos estão sujeitos a esta regra. O projeto também indica que as metas fiscais, assim como seus intervalos de tolerância, serão estabelecidas para este e para os próximos três anos, pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.  A sinalização do governo é por um déficit de 0,5% do PIB em 2023 e equilíbrio nas contas públicas no ano que vem. Para 2025 e 2026, o projeto estabelece como meta um superávit de 0,5% e 1%, respectivamente.

Saiba mais

O cenário externo causou impacto no mercado local. Na quarta-feira, foi divulgado o Livro Bege, que é um sumário do desempenho da economia americana. O documento indicou que os preços ao consumidor aumentaram devido à demanda ainda elevada.

“A mensagem foi de que o juro não deve cair tão cedo nos Estados Unidos como o mercado esperava. Os investidores já apostavam em um corte antecipado da taxa de juros. Foi uma mensagem um pouco mais dura do Fed (Federal Reserve, banco central americano)”, disse Segundo Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra,.

Diante do aumento do temor de aperto monetário por mais tempo, ações ligadas à economia local e mais sensíveis aos juros tiveram os piores desempenhos.

Magazine Luiza, Via Varejo, CVC e MRV perderam 11,76%, 8,54%, 10,64% e 8,32%, respectivamente. “Essas ações sofreram com abertura na curva de juros após anúncio do arcabouço fiscal. As varejistas perderam mais com a não tributação das varejistas de e-commerce chinesas”, afirmou Pinheiro.

Mas, a ação que mais perdeu nesta semana foi a 3R Petroleum, que despencou 15,52%. Segundo Pinheiro, a queda da empresa ocorreu em função do anúncio do aumento de capital.

Já no campo positivo, as maiores altas da semana foram de ações de empresas exportadoras, que se beneficiaram com a melhora do dólar, segundo Pinheiro.

Weg subiu 3,84%, JBS ganhou 3,38% e Marfrig se valorizou 3,42%. Completa a lista dos melhores desempenhos, a Petz que subiu, 5,99% e Pão de Açúcar, que evoluiu 3,98%.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra