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Brasil tem potencial para garantir 43% do mercado global de créditos de carbono

Mercado global pode movimentar cerca de US$ 200 bilhões em créditos de carbono em cinco anos, afirma Ricardo Leite, Superintendente Executivo do Safra Empresas

Radar Safra

Para Ricardo Leite, o Brasil precisa atuar fortemente nos próximos três anos para garantir o desenvolvimento do mercado de créditos de carbono | Foto: Reprodução

Regulamentação do mercado de carbono já rendeu cerca de US$ 2 bilhões no Brasil em 2022 e tem grande potencial de crescimento, segundo Ricardo Leite, Superintendente Executivo do Safra Empresas. Ele foi entrevistado no segundo episódio do programa Papo de Especialista, no canal do Banco Safra no Youtube.

Segundo Ricardo Leite, em cinco anos o mercado global de créditos de carbono tende a chegar a US$ 200 bilhões, e cerca de 43% desse volume poderia ser alcançado no Brasil, tendo em vista a dimensão das reservas florestais do Brasil. “O investimento no fundo Amazônia, com forte adesão internacional, mostra a preocupação de muitos países de não alcançarem a geração necessária desses créditos”, afirma ele. “Bem administrado neste quesito, o Brasil é um grande gerador de créditos de carbono, e não podemos perder o bonde da história”.

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Proteção à Amazônia é fundamental no mercado de créditos de carbono

Para Ricardo Leite, o Brasil precisa atuar fortemente nos próximos três anos para garantir o desenvolvimento do mercado de créditos de carbono, e a principal preocupação deve ser a proteção da Amazônia e a atuação do agronegócio responsável, que respeita os princípios ESG.

Ele cita as iniciativas do banco Safra no financiamento de biocombustíveis de etanol e milho, o apoio ao RenovaBio do BNDES com garantias e projetos de custeio de florestas. “Fizemos cerca de US$ 1,8 bilhão nessas operações, sem contar outras ações na área de mercado de capitais”, comenta.

Videocast ‘Papo de Especialista’ tem enfoque jornalístico

O videocast Papo de Especialista conta com convidados de diversas instituições importantes do mercado, como CEOs de empresas e profissionais do mundo dos investimentos. O programa de estreia contou com o CEO da B3,  Gilson Finkelsztain, que falou sobre os investimentos da companhia em tecnologia de análise de dados.

Os temas dos programas incluem macroeconomia, renda variável, renda fixa, investimentos ESG, educação financeira, fundos, empreendedorismo e outros que importam para quem investe.

Como os demais programas do Safra na internet, o Papo de Especialista tem forte veia jornalística e sempre é pautado no noticiários quente do mercado financeiro.

Toda semana serão publicados dois episódios pela manhã. Às terças serão episódios mais longos, de aproximadamente 45 minutos, e às quintas os programas serão mais curtos, de aproximadamente 10 minutos. Os programas irão ao ar no começo da manhã e ficarão disponíveis no canal do Safra no YouTube e no spotify. Os melhores trechos ficarão disponíveis no canal do Safra no Instagram.

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