Brasil chega a 100 milhões de habitantes totalmente vacinados
País vacinou totalmente 47% da população e é o quarto país que mais vacinou, mas é o 60º em porcentagem da população vacinada
13/10/2021O Brasil alcançou a marca de 100 milhões pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 13, segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa.
Com isso, o País aparece em 4º lugar no mundo entre os países que mais vacinaram, em números absolutos, segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.
Pelo ranking que considera a proporção entre vacinados e o total dos habitantes, o Brasil ocupa a 60ª posição, atrás de várias nações latino-americanas, como Argentina, Equador, Chile, Uruguai e até El Salvador e Cuba.
O Brasil entrou para o grupo dos dez com mais vacinas aplicadas em janeiro e chegou ao 4º lugar em 25 de maio, quando ultrapassou o Reino Unido.
Pessoas totalmente vacinadas representam 47% da população
O Brasil tem hoje 70% da população vacinada com ao menos uma dose e 47% dos habitantes totalmente imunizados. O País também está próximo de bater a marca de 150 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose. São até o momento 149.950.990.
Apesar de ainda ser o país com mais mortes por Covid-19 do mundo neste ano, o Brasil tem visto a média diária de óbitos despencar, de 3,1 mil em abril, para menos de 500 atualmente, graças ao avanço da vacinação.
A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil alcançou, nesta semana, o menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida: 0,60, segundo o Imperial College de Londres.
Na prática, isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. O “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença.
Em setembro 58% das cidades brasileiras não registraram nenhuma morte por Covid-19 (o melhor índice desde maio de 2020).