Brasil vai receber vacinas doadas pelos EUA
Governo americano anunciou o envio de 6 milhões de doses de vacina para países da América do Sul e América Central
03/06/2021O Brasil está entre os países que devem receber parte das 6 milhões de doses de vacinas doadas pelos Estados Unidos para a América do Sul e Central. Também vão receber vacinas a Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, República Dominicana, além de outras nações da comunidade do Caribe. Ainda não há detalhamento sobre número de doses que o Brasil irá receber.
Por ora, o plano de distribuição inclui 25 milhões de doses que serão inicialmente distribuídos a outros países. Há pouco mais de 15 dias, Biden anunciou que os Estados Unidos enviariam a outros países 80 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até o fim de junho.
Vacinas virão pelo consórcio global Covax Facility
O Brasil entrou na lista de países que irão receber vacinas americanas através do Covax Facility, consórcio internacional. Os EUA irão distribuir 75% das doses através do Covax e 25% diretamente a outros países.
Nesta leva inicial, os EUA decidiram distribuir diretamente 6 milhões de doses a “prioridades regionais e parceiros” que incluem México, Canadá, Coreia do Sul, territórios palestinos, Ucrânia, Kosovo, Haiti, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque e Iêmen, além de funcionários das Nações Unidas.
A estratégia sobre o compartilhamento de doses levou meses para ser anunciada. Desde o início de março, quando ficou claro que os EUA aceleraram seu processo de vacinação a ponto de vislumbrar a volta à normalidade, a comunidade internacional tem cobrado que o governo americano colabore com o enfrentamento do vírus ao redor do mundo. Países fizeram pedidos diretamente à Casa Branca. (AE)