close

Califórnia desliga hidrelétrica por falta de água

Seca severa na Califórnia obriga governo a desligar hidrelétrica e fazer apelo à população para que faça economia de água

Lago na Califórnia

Esta é a primeira vez que a hidrelétrica teve que fechar desde que entrou em operação em 1967 | Foto: Getty Images

A Califórnia fechou uma grande usina hidrelétrica depois que o nível de água do reservatório caiu perto do mínimo necessário para gerar eletricidade, o que aumenta o risco de falta de energia no estado mais populoso dos Estados Unidos.

Autoridades estaduais disseram em um comunicado que a Usina Hyatt foi desligada depois que os níveis de água no Lago Oroville, localizado ao lado da usina, caíram para um pouco acima de 188 metros, o mais baixo em décadas. Esta é a primeira vez que a hidrelétrica teve que fechar desde que entrou em operação em 1967, informou o jornal Whashington Post.

Isso é pouco mais do que o necessário para produzir energia. Os níveis de água reduzidos são devido a uma seca severa causada pelas mudanças climáticas, disseram as autoridades.

Desligamento de hidrelétrica traz risco de apagões

O Lago Oroville, cerca de 177 quilômetros a nordeste da Área da Baía de São Francisco, tem cerca de um terço do tamanho de Washington quando cheio. Serve como reserva de água e armazenamento de inundações para muitas comunidades no norte da Califórnia.

Foram levantadas preocupações de que o desligamento da usina poderia levar a apagões em todo o estado no final deste verão. Mas as autoridades sugeriram que uma interrupção repentina no fornecimento de água ou eletricidade para áreas próximas não é provável.

“O Estado planejou sua perda tanto na gestão da água quanto da rede”, disse Karla Nemeth, diretora do departamento de recursos hídricos do estado, em comunicado.

Ela pediu aos californianos que reduzissem o uso de água em 15% para preservar o abastecimento de água. “Este é apenas um dos muitos impactos sem precedentes que estamos experimentando na Califórnia como resultado de nossa seca induzida pelo clima”, disse ela.

Seca na Califórnia causa onda de incêndios

Embora a Califórnia experimente regularmente secas, houve muito menos escoamento de água no lago na primavera, resultando em níveis historicamente baixos de água no lago, disseram as autoridades.

A usina pode gerar até 750 megawatts de energia em capacidade total, mas muitas vezes produziu entre 100 e 400 megawatts, ou um pouco menos de 1% do pico diário médio da Califórnia, de acordo com o Los Angeles Times.

O departamento estadual de recursos hídricos projetou na semana passada que o Lago Oroville poderia ver o nível da água cair para até 620 pés até outubro. A Califórnia está sofrendo mais um ano de desastres naturais, incluindo o devastador Incêndio que está queimando há três semanas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra