Carnaval do Rio não terá restrições, diz Eduardo Paes
Prefeito anuncia que o Carnaval carioca e as festas de Ano Novo não terão restrições e nem distanciamento, "graças às vacinas"
04/10/2021O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou no final de semana que o carnaval de 2022 ocorrerá sem distanciamento ou restrições de público.
A informação foi dada pelo prefeito em evento na manhã de domingo. Em entrevista, o prefeito declarou que “a ciência venceu e não se pode querer que tenha pandemia para sempre”.
“A única certeza que a gente tem é que estamos vacinando todo mundo. E com todo mundo vacinado, a vida volta ao normal. Quem vai ficar fazendo distanciamento no carnaval? Fica até ridículo, pedindo um metro de distância. Se tivesse, eu seria o primeiro a desrespeitar”, disse o prefeito, que confirmou a expectativa para o réveillon e carnaval.
“Não vamos ficar também ‘viúvas’ da pandemia, querendo que se tenha pandemia o resto da vida. A ciência avançou, venceu, e permitiu que se abra. Então vamos abrir, graças a Deus”, disse.
Na sexta-feira, 1, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz afirmou, porém, em audiência da Comissão Especial do Carnaval, da Câmara dos Vereadores do Rio, que a realização do carnaval dependeria das taxas de contágio de covid-19.
O secretário afirmou também que espera a Liga das Escolas de Samba (Liesa) responder se prefere o adiamento da celebração se houver necessidade de público reduzido.
No Diário Oficial, réveillon no Rio terá restrições
A Prefeitura do Rio lançou o edital para o réveillon de 2022 em agosto. Uma das novidades é a volta da queima de fogos no alto da Igreja da Penha, com regras de distanciamento. A igreja fica na zona norte da capital fluminense.
A festa está programada para ocupar dez palcos distribuídos pela cidade, três em Copacabana, endereço de uma das mais concorridas celebrações de réveillon do mundo.
No Diário Oficial do Rio, foram publicadas as obrigações que as empresas interessadas em participar do evento devem cumprir. Muitas delas dizem respeito a protocolos de proteção contra a covid-19. O texto permanece inalterado desde a publicação.
O réveillon de 2021 foi cancelado por causa da pandemia.