BMW apresenta carro elétrico que muda de cor
Modelo SUV iX Flow tem tecnologia que usa microcápsulas similares a um fio de cabelo e que são ativadas por meio da eletricidade
07/01/2022A BMW apresentou um novo modelo de carro elétrico que muda de cor conforme a vontade do motorista.
Batizado de iX Flow, o modelo SUV (veículo esportivo utilitário) usa a eletricidade para alterar a tinta da carroceria.
Saiba mais
- Os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2021
- Montadoras têm até março para reduzir poluição de carros
- Simule o seu financiamento automotivo com o Safra
Revelado na Consumer Electronic Show (CES) 2022, o veículo ainda não está disponível para venda e tampouco tem data para que isso aconteça.
De acordo com a BMW, o novo carro que muda de cor tem a tecnologia ‘E Ink’, onde a letra “E” faz menção ao funcionamento eletrônico. Já a palavra “Ink” quer dizer tinta, em inglês.
Essa tecnologia está presente também nos leitores eletrônicos de livros, como o Kindle, da Amazon, e nos smartwatchs Pebble.
Segundo a BMW, a E Ink consiste em “milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano”.
Casa uma dessas microcápsulas têm pigmentos brancos de carga negativa e pretos com carga positiva.
Sendo assim, elas se misturam e podem formar as tonalidades branca, preta e cinza, as únicas disponíveis para o iX Flow neste primeiro momento.
Vantagens do modelo da BMW que muda de cor
Conforme a BMW, o novo veículo que muda de cor pode trazer diversos benefícios aos donos, sendo o primeiro deles a personalização.
Em seguida, a companhia destaca que as cores podem transmitir informações, como por exemplo se a bateria do carro está acabando, se ele está disponível e limpo (no caso de compartilhamento) e sinalizar em caso de ‘perda’ em um estacionamento.
Por fim, a montadora alemã explica que a mudança de cores pode ajudar no controle de temperatura na cabine do carro.
Nesse sentido, a cor preta pode ser usada para ajudar a aquecer o interior do veículo utilizando com menos intensidade o sistema interno de aqeucimento.
O branco, por sua vez, pode ajudar no frescor em dias mais quentes. Tudo isso, segundo a empresa, colabora para a performance do veículo e contribui com metas sustentáveis de consumo energético.