close

Dez ações recomendadas para investir e aproveitar o ciclo de corte de juros

Carteira recomendada Safra Top 10 Ações exclui papéis do Itaú Unibanco e Assaí e inclui Vivara e Cielo; confira a lista completa e razões para investir

Carteira Safra Top 10 Ações

Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, o investidor faz a aplicação inicial e rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora | Foto: Getty Images

O Banco Safra atualizou a Carteira Top 10 Ações para o mês de agosto, considerando as mudanças no cenário da economia e o esperado corte de juros a partir desta quarta-feira, 2 de agosto. A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, o investidor faz a aplicação inicial e rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a mais assertiva do país em 2022, segundo o ranking da Carteira Valor.

Para agosto, quando o Banco Central inicia o ciclo de corte da taxa Selic, o Safra retirou da Carteira Top 10 Ações os papéis do Assaí e do Itaú Unibanco. Entraram os da Vivara e Cielo. Confira abaixo as justificativas para a alteração e a lista completa da carteira.

A estratégia da Safra Top 10 Ações é superar o índice Ibovespa em ganhos. Trata-se de um produto financeiro que traz praticidade e visão de longo prazo para quem quer investir em renda variável neste momento em que esse tipo de aplicação financeira volta a ficar mais atrativo com a mudança da política monetária e alívio nos juros.

Em julho, a Carteira Top 10 Ações do Safra rendeu 4,80%, superando o Ibovespa (3,27%) e o CDI (1,07%). Desde o lançamento, em janeiro de 2012, a carteira alcançou valorização de 259,15%, ficando acima do Ibovespa (109,02%) e do CDI (169,67%).

O Safra justificou a troca de Assaí e Itaú Unibanco por Vivara e Cielo: “Apesar de gostarmos bastante das perspectivas de médio e longo prazo de Itaú, estamos optando por abrir espaço em nossa carteira para outros ativos. Estamos incluindo Cielo em seu lugar para uma exposição de curto prazo. Enquanto suas ações apresentam queda próxima de 10% no ano, o que se compara com uma alta de mais de 10% do Ibovespa, acreditamos que a companhia entregará um sólido resultado no segundo trimestre de 2023, o que pode dar suporte para uma recuperação de preços. Realizamos a troca de Assaí por Vivara. Vemos VIVA bem posicionada para ganhar participação de mercado em um mercado relativamente fragmentado, dado que ela possui algumas vantagens competitivas, enquanto no curto prazo acreditamos que a empresa continuará entregando fortes resultados.

Saiba mais

Composição da Carteira Top 10 Ações do Safra:

Cielo (CIEL3) | Serviços Financeiros
Gostamos de CIEL para uma exposição de curto prazo. Enquanto suas ações apresentam queda próxima de 10% no ano, o que se compara com uma alta de mais de 10% do Ibovespa, acreditamos que a companhia entregará um sólido resultado no 2T23, o que pode dar suporte para uma recuperação de preços.

Vivara (VIVA3) | Consumo/Varejo
Vemos a companhia bem posicionada para ganhar participação de mercado em um mercado relativamente fragmentado, dado que ela possui algumas vantagens competitivas: 1) forte presença geográfica, com mais de 320 pontos de venda; 2) modelo de negócios verticalizado, com 80% de sua produção internalizada; e 3) fortes marcas, sendo aspiracionais e top of mind no setor. Acreditamos que a companhia seguirá apresentando fortes resultados ao longo de 2023, com bom crescimento de vendas e expansão da lucratividade, o que poderia continuar dando suporte para suas ações.

Hapvida (HAPV3) | Saúde
Estamos mantendo Hapvida em nossa carteira. As recentes iniciativas de capitalização reduziram bastante o risco da tese de investimentos da empresa. Adicionalmente, esperamos uma melhora dos resultados operacionais, fruto das iniciativas de aumento de preços, da verticalização de serviços e produtos, que devem proporcionar uma melhora gradual da sinistralidade olhando adiante.

B3 (B3SA3) | Serviços financeiros
Estamos aumentando levemente a B3 em nossa carteira recomendada. Acreditamos que B3 representa um dos melhores veículos dentro do universo do setor financeiro para quem quer se expor ao início do ciclo do corte
de juros que se aproxima. Apesar de contar com resultados brandos no curto prazo, uma redução na taxa de juros deveria ter efeito rápido sobre o volume médio negociado por dia no mercado de ações, o seu principal
negócio, podendo gerar uma boa alavancagem operacional. Adicionalmente, vemos B3 negociando a múltiplos atrativos e abaixo da média histórica, hoje em 17x o P/L 2023e.

Vale (VALE3) | Mineração & Siderurgia
Mantemos Vale em nossa Carteira Recomendada. Seguimos com uma visão positiva para as ações da companhia e acreditamos que a recuperação da economia chinesa em 2023 pode dar suporte a preços mais altos do minério no curto prazo. A empresa deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.

3R Petroleum (RRRP3) | Óleo & Gás
Continuamos com 3R Petroleum. A estratégia da empresa se baseia na aquisição de campos de petróleo onshore e offshore maduros que já possuem reservas certificadas, que podem ser operados com custos atrativos e com potencial para aumentar os fatores de recuperação. A 3R possui um time de gestão experiente e deverá se beneficiar das diversas oportunidades de aquisições que estão aparecendo. Em sua última aquisição, a empresa conseguiu um aumento adicional significativo em sua produção, além do potencial de sinergia com seus outros polos da região. Adicionalmente, os preços do petróleo devem seguir em patamares atrativos, beneficiando assim o papel.

Porto (PSSA3) | Serviços Financeiros
Estamos incluindo Porto em nossa carteira recomendada. Estamos otimistas com a melhora do resultado operacional da companhia nos próximos trimestres, esperamos uma redução da sinistralidade, que combinada com a manutenção de resultados financeiros positivos deve gerar um bom desempenho e suportar a performance das ações.

Eletrobras (ELET3) | Utilidades Básicas
Estamos reduzindo Eletrobras em nossa carteira. Apesar de acreditarmos que o processo de turnaround iniciado ao final de 2022 trará boas oportunidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração na estratégia de vendas e ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal, resultados mais significativos devem levar algum tempo para aparecer. Adicionalmente as ações da companhia performaram abaixo do setor no acumulado do ano e, em nossa visão, oferecem uma boa oportunidade de exposição.

PetroRio (PRIO3) | Óleo e Gás
Mantemos PetroRio em nossa carteira. Continuamos com exposição às empresas juniores de petróleo, pois acreditamos que elas ficaram relativamente mais atrativas após a performance acumulada no ano de Petrobras. A PetroRio seria o principal nome dentre elas, a empresa conta com um bom histórico de execução e de alocação de capital, é a mais líquida e está negociando a um valuation bastante atrativo.

Vamos(VAMO3) | Transportes
Gostamos das boas perspectivas de crescimento de curto, médio e longo prazo, com sólidos e consistentes resultados operacionais considerando o amplo e ainda pouco penetrado mercado de locação de veículos pesados no Brasil.

Íntegra do prospecto da Carteira recomendada Safra Top 10 Ações

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra