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China restringe games para proteger saúde física e mental de jovens

Governo chinês adota medidas restritivas com o argumento de que é necessário proteger saúde física e mental das crianças e adolescentes

Criança chinesa com celular

Jornal oficial no descreveu os videogames como um “ópio mental”, o que -reocupa o setor de tecnologia | Foto: Getty Images

O governo da China anunciou um novo conjunto de medidas mais rígidas para conter a febre de games, incluindo a limitação do número de horas que os menores podem jogar.

As novas regras pretendem “coibir a indulgência excessiva em jogos e proteger a saúde física e mental de menores”, afirmou a China.

Os provedores de jogos online só podem oferecer serviços a menores por uma hora às sextas, sábados e domingos, relatou a agência de notícias Xinhua, Os menores podem jogar apenas uma hora por dia durante as férias.

China pressiona gigantes tecnológicas com regulamentação de games

As novas regras fazem parte de uma repressão governamental mais ampla às empresas de tecnologia no país. A Tencent Holdings Ltd., a maior empresa de jogos da China, já havia começado a implementar restrições semelhantes.

A gigante de tecnologia Tencent, líder do mercado chinês, impôs uma nova restrição ao seu principal jogo, o ultra-popular Honor of Kings. Agora, os menores de 18 anos só podem jogar duas horas por dia, no máximo.

A febre de videogames na China motiva críticas por suas consequências negativas: problemas de visão, impacto nos resultados escolares, falta de atividade física ou risco de vício.

Mercado movimentou R$ 100bilhões no primeiro semestre

O mercado de videogames no país de 1,4 bilhão de habitantes movimentou 17 bilhões de euros (o equivalente a R$ 100 bilhões ) em volume de negócios só no primeiro semestre de 2021.

As regulamentações já proibiam menores de jogar online entre 22h e 8h, mas quando um artigo em um jornal econômico oficial no início de agosto descreveu os videogames como um “ópio mental”, o setor começou a temer um novo reforço regulatório das autoridades.

O artigo apontava em particular para a Tencent e seu jogo Honor of Kings, um sucesso na China com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente.

Assim, os investidores se desfizeram das ações das gigantes do setor e os preços despencaram. (Agências)

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