close

Comprimido contra covid-19 pode sair ainda este ano

CEO da Pfizer confirma possível liberação do medicamento nos EUA até o fim de 2021, caso os testes clínicos sejam bem-sucedidos

Pessoa destacando comprimido

Remédio inibe uma enzima da qual o coronavírus precisa para se replicar nas células humanas | Foto: Getty Images

O CEO da farmacêutica estadunidense Pfizer, Albert Bourla, disse que um remédio contra a covid-19 que está sendo desenvolvido pela empresa pode ser lançado até o final deste ano.

A afirmação foi dada ao portal de notícias CNBC. Em março, a companhia começou uma fase inicial de teste clínicos.

O remédio contra a covid-19 faz parte de uma classe de medicamentos que inibe uma enzima da qual o vírus precisa para se replicar nas células humanas.

A Pfizer foi a primeira a ter o uso de uma vacina contra a covid-19 autorizada nos Estados Unidos. O imunizante foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã BioNTech.

Liberação do remédio contra a covid-19

A ação do remédio contra a covid-19 que está sendo testado é a mesma realizada por medicamentos para tratar o HIV (vírus da aids) e a hepatite C.

De acordo com a reportagem, se os estudos clínicos gerarem bons resultados e a FDA (Anvisa dos Estados Unidos) aprová-los, o novo remédio pode começar a ser distribuídos nos EUA.

Segundo especialistas ouvidos pela CNBC, o remédio será um novo marco no combate à doença, uma vez que pessoas que contraiam o coronavírus poderão se medicar fora dos hospitais.

Além do medicamento, a Pfizer tem testado a vacina em crianças de 6 meses a 11 anos de idade, além de ter solicitado à FDA o uso emergencial da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 15 anos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra