Confirmados dois novos casos de contágio pela variante ômicron no Brasil
País tem agora cinco casos confirmados, com as confirmações de dois moradores de Brasília que chegaram em vôo da África do Sul
03/12/2021O Ministério da Saúde confirmou dois novos casos de contágio pela ômicron. As pessoas contaminadas são de Brasília e estão isoladas. Com as novas contaminações, o Brasil tem agora cinco casos confirmados de contágio pela nova variante do novo coronavírus.
Os dois novos casos são de pessoas que estiveram em um mesmo voo da África do Sul, com escala pela Etiópia. O desembarque ocorreu no sábado, 27, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
De Guarulhos, os dois passageiros seguiram para Brasília. Um dos infectados apresenta sintomas e o outro permanece assintomático.
Antes deles, o Brasil já havia confirmado o terceiro caso, no dia 30, de um passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos. Os dois primeiros casos foram de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, que desembarcaram no Brasil no dia 23.
Apesar dos dois novos casos, ministro da Saúde não vê motivo para fechamento de fronteiras
O Ministério da Saúde confirmou dois novos casos ao apresentar as ações contra a nova variante. O ministro Marcelo Queiroga defendeu que a população mantenha a vacinação em dia disse que não há motivos para um “fechamento total” das fronteiras ou das atividades econômicas.
“Não há motivo para isso. O que há é a notificação da variante, tem mutações, mas o grau de impacto na saúde de cada um, nós não sabemos”, disse Queiroga.
Na quarta-feira, 1º, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou parecer à Casa Civil do governo federal pedindo a adoção de medidas mais rígidas no acesso de viajantes ao país. A intenção é evitar o aumento dos casos de Covid-19 após a descoberta da variante.
Desde 0h da segunda-feira, 29, estão proibidos, por tempo indeterminado, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.