close

Conta de luz fica até 18% mais cara em São Paulo

Reajuste aprovado no fim de junho pela Aneel afeta consumidores de 24 cidades, incluindo a capital paulista, atendidos pela Enel

Aérea da cidade de São Paulo iluminada, uma das que serão afetadas pelo aumento na conta de luz

Segundo a Enel SP, o reajuste na tarifa é justificado pelo aumento da inflação, dos encargos setoriais e pelos custos de compra de energia durante a crise hídrica | Foto: Getty Images

A partir desta semana consumidores de 24 cidades do Estado de São Paulo, entre elas a capital paulista, vão pagar mais caro pela energia elétrica com o reajuste na conta de luz de até 18%.

A alta na conta de luz, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final do mês de passado, passa a valer a partir desta segunda-feira, 4, para os municípios que são atendidos pela Enel Distribuição São Paulo (Enel SP), que atende cerca de 7,6 milhões de unidades consumidoras.

O aumento médio para o consumidor será de 12,04%, sendo 18,03% para alta tensão e 10,15% para baixa tensão. Segundo a empresa, os consumidores de baixa tensão são, na maioria, clientes residenciais. Já os clientes de média e alta tensão são, em geral, indústrias e grandes comércios.

Segundo a Enel SP, o reajuste na tarifa é justificado pelo aumento da inflação, dos encargos setoriais e pelos custos de compra de energia durante a crise hídrica do ano passado.

Desde 16 de abril, está em vigor no Brasil a bandeira verde, quando não há cobrança extra aplicada à conta de luz.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra