close

Desenvolvimento sustentável: um ano de avanços nas empresas

Relatório mostra indicadores de mais de 200 organizações comprometidas com a agenda de sustentabilidade do Pacto Global da ONU

Desenvolvimento sustentavel

O número de mulheres negras nas companhias engajadas é inferior a 15%, independente da função e cargo | Foto: Getty Images

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou o relatório com os indicadores sobre as iniciativas para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma prioridade e a adesão do setor privado é considerada fundamental. O relatório ‘1 Ano de Ambição 2030’ traz o primeira mensuração com resultados das organizações que se comprometeram com mudanças de políticas e práticas organizacionais e no avanço das metas. 
 

Os indicadores foram calculados com base em dados fornecidos por mais de 200 organizações, que assumiram cerca de 300 compromissos com os Movimentos da estratégia lançada para acelerar a agenda de sustentabilidade. Os movimentos movimentos são Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero, +Água e Transparência 100%. O oitavo Movimento, chamado Conexão Circular, foi criado em março de 2023 e, por isso, ainda não teve indicadores mensurados.
 

“Esse relatório traz o resultado da Ambição 2030 e é um retrato do quanto podemos ajudar a acelerar a transição necessária para um planeta mais justo e sustentável, pois mostra que só é possível avançar por meio de metas ambiciosas. Precisamos celebrar esse um ano com o primeiro levantamento dos indicadores, mas ainda há um caminho longo pela frente para percorrer”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil. “Para uma empresa participar de um Movimento da Ambição 2030, é preciso que as lideranças empresariais assumam compromissos públicos e precisamos que mais empresas se juntem a nós”.
 

Os dados fornecidos pelas empresas permitiram observar, por exemplo, o quanto já estão inseridas nos temas e avançaram nas metas de cada movimento, os principais desafios para alcançá-las e o quanto participar da Ambição 2030 está contribuindo para o desenvolvimento dos temas em suas organizações. Entre os principais desafios apontados para alcançar as metas em cada movimento está a questão orçamentária. No Salário Digno, por exemplo, foi o principal motivo indicado por 69% das participantes. Já no Mente em Foco, além deste fator, questões relacionadas ao engajamento das lideranças foram destacadas por 25% das empresas.
 

As organizações ainda têm muito a evoluir, mas o fato de terem assumido compromisso público ajuda a avançar nas metas. A comunicação dos indicadores é um diferencial que as empresas participantes passam a ter de posicionamento junto à sociedade. Assim, a expectativa do Pacto Global é que este relatório cresça a cada ano, com números cada vez melhores, mais impacto positivo e com mais empresas comprometidas.

Saiba mais

Conheça alguns dos indicadores de cada um dos Movimentos e suas metas até 2030:

+Água – 

É uma iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. A definição de metas é tida como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade, para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no País, avançando no ODS 6 (Água Potável e Saneamento).

Entre as participantes do Movimento:

72% têm integração do ODS 6 na estratégia de negócios e de gestão da organização.

56% das respondentes estão comprometidas com as metas 1 e 2 (ter 99% de pessoas com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto).

Ambição Net Zero

A redução da emissão de carbono é uma das principais temáticas mundiais dentro da Agenda 2030. E o Movimento Ambição Net Zero pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas. Para isso, trabalhar localmente com reduções de emissões de gases de efeito estufa é indispensável para impactar positivamente a sociedade brasileira e o meio ambiente global, dentro do ODS 13 (Ação contra mudança global do clima).

Os indicadores colhidos mostram, por exemplo, que:

47% das respondentes assumiram o compromisso de publicar o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com SBTi a nível local.

10,5% assumiram o compromisso de divulgar publicamente o inventário de gases de efeito estufa e possuem compromisso com a SBTi em nível internacional (incluindo operações no Brasil).

Elas Lideram 2030

Para Igualdade de Gênero (ODS 5), o Movimento Elas Lideram 2030 busca ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero, tendo ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança. O objetivo final é ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11 mil mulheres para esses cargos até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.

Veja alguns indicadores mensurados:

Entre as respondentes, 41% já têm entre 30% e 50% de mulheres no quadro de alta liderança e 35% têm entre 30% e 50% de mulheres em cargos de liderança.

Em 70% das companhias, o número de mulheres que compõem a força total de trabalho fica entre 30% e 80%.

O número de mulheres negras nas companhias participantes é inferior a 15%, independente da função e cargo.

Mulheres com deficiência são menos de 1% em mais de 50% das empresas participantes, independente de cargo e função.

40% das respondentes não aplicam nenhuma metodologia de transversalidade de gênero nas políticas de remuneração e benefícios.

Mente Em Foco

Com o propósito de promover Saúde e Bem-estar (ODS 3), a iniciativa convida empresas e organizações brasileiras a trazerem para o centro das decisões a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável.

Alguns indicadores do Movimento mostram que:

85% das participantes informaram oferecer um ou mais profissionais de referência para aconselhamento e atendimento em saúde mental;

Mais de 80% das empresas não registram os atendimentos por identidade de gênero e raça/cor

60% das empresas indicam realizar ao menos 1 avaliação anual dos(as) colaboradores(as) no aspecto saúde mental

Mais de 25% dos respondentes apontaram questões relacionadas ao engajamento da alta liderança entre os principais desafios/dificuldades para evolução do tema.

Raça É Prioridade

Dentro da busca pela Redução das Desigualdades (ODS 10), a iniciativa trabalha para alcançar mais de 15 mil pessoas negras (negras, indígenas, quilombolas, ou pertencentes a outro grupo étnico minoritário) em cargos de liderança até 2030, mais de 20 mil pessoas negras capacitadas, com mais de 1.500 empresas comprometidas com esse tema fundamental para o Brasil.

Entre as empresas respondentes:

18,68% é a média de pessoas negras em cargos de liderança e 33%, no quadro funcional;

81,25% já realizaram censo racial, em sua maioria autodeclarado;

Mais de 50% das participantes avaliam que o Movimento tem contribuído para mudanças de políticas e práticas, no engajamento da alta liderança e no avanço das metas com relação ao tema.

Salário Digno

Tem a ambição de garantir 100% de salário digno para funcionários e funcionárias, incluindo operações, contratados(as), e/ou terceirizados(as) e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno, aspecto essencial para a promoção das garantias para que trabalhadores e trabalhadoras, suas famílias e comunidades possam viver com dignidade e ter um padrão de vida decente na busca pelo ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).

Confira alguns indicadores deste Movimento:

37% das participantes informaram que já oferecem um salário digno;

47% responderam que estão em fase de implementação de um salário digno.

31,5% empresas estão em processo de identificação de metodologia para cálculo de salário digno;

519% é a diferença entre a pessoa mais bem remunerada e todos os colaboradores.
 

Transparência 100%

A iniciativa tem o objetivo de desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade, dentro do ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

As informações colhidas até o momento mostram que entre essas organizações:

70% não publicam as interações relevantes com agentes públicos;

40% informaram que publicam sobre a existência de critérios de integridade na política de remuneração variável para a alta administração.

10% divulgam o percentual de fornecedores/terceiros de alto risco treinados em integridade.
 

Conexão Circular

O Movimento, ligado ao ODS 12 e economia circular, busca assegurar padrões de produção e de consumo responsáveis. A iniciativa convida as empresas a assumirem e implementarem metas, garantindo até 2030 que zero resíduo seja mandado para aterro sanitário; e que tenham modelo de negócio circular implementado. Para isso, as empresas precisam definir e pôr em prática iniciativas e projetos que criem processos alinhados com a eliminação de resíduos e da poluição desde o princípio, manutenção do uso de produtos e materiais e regeneração de sistemas naturais.

Clique aqui para baixar o relatório na íntegra:

 

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.

Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em UN Global.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra