close

China adota medidas de suporte às bolsas; confira os destaques do mercado

Ibovespa apresenta tendência neutra no curto e no médio prazo, assim como o dólar; na China, lucros da indústria acumulam queda de 6,7% em 12 meses

China anuncia medidas de incentivo ao mercado de ações diante dos temores de desaceleração | Foto: Getty Images

O Ibovespa apresentou queda de -1,02% no último pregão, cotado a 115.837,20 pontos. O ativo está em tendência neutra no médio prazo e no curto. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 120.000 pontos e, caso rompa esse patamar, poderá alcançar sua próxima resistência em 122.700 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 114.300. O próximo fica na faixa de 110.850 pontos.

O Dólar Futuro apresentou leve queda de 0,20% no último pregão, cotado a 4.879 pontos. O ativo se encontra em uma tendência neutra no médio e no curto prazo. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.830 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.750. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.000 e a segunda em 5.195.

Exterior:
Lucros industriais de julho na China acumulam queda de 6,7% a/a no mês de julho. O país adotou medidas de suporte às bolsas do país, o que contribuiu para a performance de seu índice de ações. Bolsas na Europa e futuros nos EUA apresentam movimento positivo, com o setor de tecnologia liderando o movimento, mesmo após Powell informar em Jackson Hole que está preparado para aumentar ainda mais a taxa de juros se julgar apropriado.

Doméstico:
Custos de construção do mês de agosto foram divulgados e mostraram uma alta de 0,24% na comparação mensal. Pesquisa Focus pode mostrar algum tipo de ajuste nas projeções para a inflação após a divulgação do IPCA-15 de agosto acima do esperado, o que reduziu as estimativas de aceleração do ritmo de cortes da Selic. Presidente do BC, Roberto Campos Neto, discursará em evento às 14h.

Commodities:
Petróleo negocia próximo da estabilidade (USD86,0/b; -)
Minério de ferro apresenta queda (USD113,0/t; -1,5%)

Empresas:

  • Petrobras: Decisão da Petrobras sobre área de distribuição de combustíveis fica para 2024: Globo
  • Taesa: Cia decide descontinuar divulgação de guidance de Capex 2023
  • Anima: Elevada a overweight por JPMorgan
  • Petz e Cobasi: Cias retomam conversas para fusão: Valor
  • Banco do Brasil: Anunciou JCP de R$0,334/ação; Data ex 11/09; Pagamento 29/09
  • Energisa: Cia anunciou consumo consolidado de energia no Grupo Energisa caindo 1,1% em julho na comparação anual
  • Frigoríficos: Ministério da Agricultura enviará hoje à Administração Geral de Alfândegas da China lista atualizada e reduzida de frigoríficos aptos a serem habilitados a exportar para o país asiático, a pedido do governo de Pequim
  • Embraer: Cia está considerando estabelecer linhas de montagem da Índia e está em negociações com potenciais parceiros para montar sua aeronave regional E2 e o C-390

Agenda do Dia:
08:00 – Brasil – Custos de Construção/Agosto
08:30 – Brasil – Dados de Crédito/Julho
11:30 – EUA – Atividade Fed Dallas/Agosto

Atualizações Safra:

3R Petroleum: Visita a Macau e Potiguar – produção deve continuar crescendo. Na semana passada, a 3R realizou uma visita com analistas sell-side a alguns de seus ativos no estado do Rio Grande do Norte, incluindo Macau e Potiguar, quando tivemos a oportunidade de discutir com a administração não apenas as perspectivas para esses ativos, mas também as perspectivas para a produção e a situação do mercado de serviços. Em suma, acreditamos que a 3R está no caminho certo para continuar a implementar melhorias na produção em Macau e aproveitar a flexibilidade proporcionada pelos seus ativos midstream em Potiguar, embora ainda haja trabalho a fazer em Papa Terra. À medida que essas melhorias continuam a aparecer nos números de produção da empresa, elas também deverão se refletir gradualmente no valuation da 3R, em nossa opinião.

Fechamento dia anterior
Ibovespa: 115.837 (-1,02%)
S&P: 4.406 (+0,67%)
Dólar Futuro: R$4,88 (-0,20%)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra