Alemanha projeta queda de 0,4% do PIB de 2023 e reforça temor de recessão
Ministério da Economia reforça temor de recessão ao inverter previsão de crescimento de 0,4% para retração de 0,4% neste ano
11/10/2023O Ministério da Economia da Alemanha atualizou a projeção da economia para 2023, sinalizando queda de 0,4% no PIB do país. Em abril, o governo projetava crescimento de 0,4%. A mudança de direção reforça o temor de uma recessão. O país tem a maior economia da Zona do Euro e teve o 4º maior PIB nominal do mundo no último ano.
A inversão de expectativas ocorre devido à crescente inflação, que pode chegar a 6,1% este ano, taxas de juros que superam os valores dos últimos dez anos e um movimento fraco no comércio internacional.
Saiba mais
- Fundos imobiliários: melhores opções para investir no mês de outubro
- Investir a longo prazo: opções para garantir um futuro tranquilo
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Desaceleração da indústria reforça projeção de queda do PIB da Alemanha
O enfraquecimento do setor industrial também foi citado como fator da projeção do Ministério da Economia alemão, após dados recentes de Produção Industrial.
A produção geral da indústria alemã recuou 2,0% em agosto no comparativo com 2022. Na análise mês a mês, o país viu queda de 0,2% entre julho e agosto, puxada pela diminuição de 2,4% no setor de construção. Foi o quarto mês seguido de encolhimento deste índice.
Os dados são divulgados pelo Escritório Federal de Estatística da Alemanha (Destatis) e corroboram a projeção do Ministério. (com AE)