Economia verde deve ser prioridade, afirma presidente do Senado
Rodrigo Pacheco defende que o Brasil deve ser referência em discussões globais de sustentabilidade e liderar as tendências globais sobre o tema
26/09/2023Não é segredo que harmonia entre poderes, estabilidade política, equilíbrio fiscal e reforma tributária estão entre os principais temas do Senado Federal. Há mais um tema prioritário nas discussões federais e ele foi abordado por Rodrigo Pacheco, Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal do Brasil, durante seu painel no J. Safra Brazil Conference 2023.
Para Pacheco, o Brasil sempre acompanhou tendências de países desenvolvidos, mas, com esse assunto, há uma oportunidade singular de liderar um assunto global.
“Economia verde deve estar no rol de prioridades do Brasil”
“Temos que sair na frente de outros países. O Presidente Lula falou na defesa do Brasil em suas iniciativas ambientais, como energia limpa, em que somos líderes na América Latina. Nós temos que mostrar para o mundo que temos um lugar que preserva o meio ambiente e está aberto a investimentos”.
Mais sobre Rodrigo Pacheco:
Presidente do Senado assegura votação da Reforma Tributária em outubro
Como fortalezas do Brasil, Pacheco lembrou da Amazônia, biomas brasileiros, etanol, hidrogênio verde, resíduos para biomassa, e potencial para energias eólica e solar. Como ponto de atenção, citou “o discurso de radicalização do ambiental”, exemplificado pela discussão da exploração do petróleo no Amapá.
Liderança do tema depende também de legislação
“Marcos regulatórios modernos relativos a este tema são necessários para tornar o Brasil uma potência verde”. Como exemplo, o Presidente do Senado citou o PL 412, de crédito de carbono, que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), e ressaltou que haverá mais legislações nesse sentido até o final de 2023.
“Esta é uma oportunidade única de liderarmos um tema de forma global que talvez nunca mais tenhamos”
J. Safra Brazil Conference
O megaevento realizado pelo Banco J. Safra acontece entre hoje (26) e amanhã (27/09) no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e contará com palestras de personalidades nacionais e estrangeiras.
São mais de 100 empresas brasileiras, com agendas de painéis sobre temas da atualidade e mais de 1.000 convidados entre executivos e investidores. O objetivo é discutir o cenário macroeconômico e político do Brasil e do mundo.