Reforma Tributária deve ser votada em outubro, garante Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado acredita que a reforma tributária deve ser promulgada ainda em 2023, e a próxima prioridade do Congresso deve ser a reforma administrativa
26/09/2023A votação da reforma tributária deve acontecer em outubro e o objetivo é promulgação deve acontecer ainda em 2023, segundo o presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Ele participou da J. Safra Brazil Conference 2023, onde falou sobre a contribuição da política federal na retomada do desenvolvimento econômico do Brasil. A apresentação foi moderada por Joaquim Levy, Diretor de Estratégia Econômica e Relações com o Mercado do Banco Safra.
Mais sobre Rodrigo Pacheco:
Presidente do Senado quer economia verde como prioridade da casa
Para Pacheco, o momento é bom e há “um ambiente saudável que se reflete em boas perspectivas”. O posicionamento do Congresso, segundo ele, é de contribuir para a evolução da sociedade e não atrapalhar o bom andamento das mudanças, além de trazer uma convergência de pautas entre a Câmara e Senado. Como exemplo, ele citou a Reforma Tributária.
O Presidente do Senado Federal posiciona o Senado como protagonista de uma discussão que combate excessos, limita a arrecadação tributária e acaba com a guerra fiscal, eliminando outros tipos de taxações.
“Fizemos sessões com governadores e faremos com prefeitos e estamos em discussão com especialistas e técnicos. Não podemos mais adiar a discussão sobre a qualidade do gasto público e o tamanho do Estado brasileiro. A contrapartida da arrecadação deve ser rediscutida”, afirmou.
Após reforma tributária, Congresso deve debater reforma administrativa
O senador destacou pontos importantes na discussão da Reforma, como a definição das alíquotas de implementação do IVA, que deverá ser divido em um tributo nacional (CBS) e outro sub-nacional (IBS). Após a aprovação, Pacheco sinalizou que a próxima prioridade do Congresso no campo econômico será a reforma administrativa.
J. Safra Brazil Conference
O megaevento realizado pelo Banco J. Safra acontece entre hoje (26) e amanhã (27/09) no hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP), e conta com palestras de personalidades nacionais e estrangeiras.
São mais de 100 empresas brasileiras, com agendas de painéis sobre temas da atualidade e mais de 1.000 convidados entre executivos e investidores. O objetivo é discutir o cenário macroeconômico e político do Brasil e do mundo.