close

Em recuperação, agências de turismo faturam 37,6% a mais em 2021

No primeiro trimestre, a alta na receita do setor deve ser de 50% puxada pelos feriados prolongados e abertura de fronteiras

Um homem e uma mulher andam por um aeroporto com suas malas, em alusão a uma viagem de férias

Um bom planejamento da viagem de férias ajuda a aproveitar ao máximo o destino sem dor de cabeça | Foto: Getty Images

As agências de turismo faturaram R$ 19,26 bilhões no ano passado. Esta receita mostra a recuperação do setor, que foi muito afetado pela pandemia. A alta no faturamento foi de 37,6%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

De acordo com a ABAV, as viagens domésticas seguem liderando a retomada do turismo, tanto no ano passado quanto no primeiro trimestre de 2022.

Saiba mais

Na análise individual dos negócios, mais de 40% dos 2.176 empresários ouvidos indicaram faturamento superior a 50% nestes primeiros meses de 2022.

“O avanço da vacinação e o abrandamento das restrições motivada pela queda no número de internações justificam nosso otimismo para os próximos meses”, disse a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar. “Tivemos feriados prolongados seguidos, com bons níveis de movimentação, e a procura para as férias de julho deve aquecer a partir da segunda quinzena de maio.”

Segundo o levantamento, para 39,1% das empresas, as viagens domésticas representaram 60% das vendas, ante 40% das internacionais, e para 29,2% desse mesmo universo o nacional dominou em 100% a movimentação.

Isso demonstra que, segundo a ABAV, que a reabertura gradativa das fronteiras e a flexibilização dos protocolos sanitários já estimularam a recuperação do internacional, e há projeções otimistas para a temporada de julho, em especial para os destinos de neve da América do Sul, e os parques temáticos nos Estados Unidos, que ganham a atenção das famílias nessa época do ano com tempo maior para viagens mais longas.

O levantamento aponta que Portugal, França, Itália, Espanha e Grécia, na Europa, Estados Unidos, Argentina, Chile e o Caribe foram os mais procurados pelos brasileiros no ano passado, resultado que se manteve muito semelhante à demanda dos três primeiros meses do ano, acrescido do México.

Já no turismo doméstico não houve surpresas e o Nordeste foi líder de vendas em 2021, tendo como principais destinos Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Gramado, no Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia também foram destacados na pesquisa.

No primeiro trimestre de 2022 os destinos mais visitados, segundo o levantamento, foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Gramado, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas e Salvador.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra