Emprego continua aquecido nos Estados Unidos, apesar do aperto no juro
Prévia do relatório de emprego que sai na sexta-feira mostra emprego acima das expectativas e queda dos pedidos de auxílio-desemprego
05/01/2023O setor privado dos Estados Unidos criou 235 mil empregos em dezembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada nesta quinta-feira, 5, pela ADP. O resultado veio bem acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 153 mil postos de trabalho no mês passado.
A pesquisa da ADP, que adotou nova metodologia no ano passado, também mostrou que os salários no setor privado tiveram expansão média anual de 7,3% em dezembro, a menor desde março.
Os números da ADP são considerados uma prévia do relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que inclui dados do setor público e que será divulgado na sexta-feira, 6.
Emprego aquecido reduz pedidos de auxílio
Os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos tiveram queda de 19 mil na semana encerrada em 31 de dezembro, a 204 mil, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Departamento do Trabalho. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 223 mil solicitações.
O total de pedidos da semana anterior foi levemente revisado para baixo, de 225 mil a 223 mil.
Já o número de pedidos continuados mostrou redução de 24 mil na semana encerrada em 24 de dezembro, a 1,694 milhão. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso. (AE)