Emprego e salários desaceleram no setor privado nos EUA
Mercado de trabalho no setor privado nos EUA registra menos empregos que o esperado e salários registram menor aumento anual desde 2021
06/12/2023O setor privado dos Estados Unidos criou 103 mil empregos em novembro, de acordo com relatório divulgado nessa quarta-feira (6) pela American Data Processing (ADP). O resultado veio abaixo da projeção de 113 mil empregos de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Também houve desaceleração dos salários.
O ritmo do mês passado também representa uma desaceleração em relação à leitura revisada de outubro, quando o setor privado americano criou 106 mil empregos. A estimativa anterior do dado apontava 113 mil postos de trabalho.
Saiba mais
- Safra Top 10 Ações: carteira recomendada para investir em dezembro
- Carteira Dividendos: B3 entra nas recomendações para dezembro
- Carteira Top 10 BDRs troca Pepsico por AstraZeneca
“Restaurantes e hotéis foram os maiores criadores de empregos durante a recuperação pós-pandemia”, afirma Nela Richardson, economista-chefe da ADP. “Mas esse impulso ficou para trás, e o retorno à tendência nos setores de lazer e hospitalidade sugere que a economia como um todo verá contratações e crescimento salarial mais moderados em 2024”, acrescenta.
Emprego e salários desaceleram nos EUA
Quanto aos salários, também houve desaceleração, segundo a ADP. Entre os funcionários que permaneceram em seus empregos, houve aumento salarial anual de 5,6%, a menor taxa desde setembro de 2021.
Já as pessoas que trocaram de emprego viram seus ganhos aumentarem 8,3% no mês passado em relação ao mesmo período de 2022, no menor volume desde junho de 2021.
Veja aqui o relatório completo da ADP. (Valor Econômico)