close

Safra Top 10 Ações: Cyrela e Lojas Renner entram na carteira recomendada

O Safra acredita que a continuidade na queda nos juros deve contribuir para uma melhora no ambiente de consumo, favorecendo o varejo e a construção

Safra Top 10 ações

A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações tem execução automática mensalmente a cargo dos especialistas do Banco Safra | Foto: Getty Images

A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações tem novidades para o mês de dezembro. Foram excluídas as ações da Equatorial e BB Seguridade. Em substituição, entraram os papéis de Lojas Renner e Cyrela.

Apesar de ter uma boa avaliação em relação às perspectivas para Equatorial e para BB Seguridade, o Safra justifica que realizou a troca desses ativos com o objetivo de substituir as duas empresas por ativos com maior potencial de valorização de curto prazo.

Saiba mais

O Safra acredita que a continuidade na queda nos juros deve contribuir para uma melhora no ambiente de consumo e as Lojas Renner deve ser uma das beneficiadas, enquanto o resultado do quarto trimestre de 2023 já poderia mostrar alguma evolução positiva.

O Safra também acredita que a Cyrela é uma das construtoras mais bem posicionadas para capturar a recuperação esperada para o setor de construção do segmento de média e alta renda. O banco destaca que segue confiante que a alocação de capital conservadora, o time de gestão qualificado, o reconhecimento de marca e o sólido balanço patrimonial da companhia trazem resiliência para a ação.

A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, o investidor faz a aplicação inicial e o rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a mais assertiva do país em 2022, segundo o ranking da Carteira Valor.

Carteira Safra Top 10 Ações: projeções do Safra para os próximos meses

Desde o lançamento da carteira, em janeiro de 2012, a valorização chega a 244,75%, o dobro do Ibovespa (118,24%) e bem superior ao CDI (180,45%).

A atividade mundial deverá arrefecer no próximo ano com os efeitos defasados do ciclo de aumento da taxa de juros e o fim de impulsos temporários em alguns países. O ritmo de crescimento econômico abaixo do potencial consolidará o processo desinflacionário e permitirá o início da normalização da política monetária pelos principais bancos centrais, favorecendo gradualmente a liquidez para os países emergentes.

O cenário traçado pelo Banco Safra para os próximos meses indica que a balança comercial brasileira atingirá superávit de US$ 95 bi nesse ano, o maior patamar da série histórica, com forte expansão do volume exportado de petróleo e grãos. Estimamos que o saldo continuará muito forte em 2024, em US$ 83 bi, diante da expectativa de que a expansão adicional do setor petrolífero compensará o arrefecimento das exportações de grãos. Os superávits tendem a beneficiar a nossa taxa de câmbio. Dessa forma, o preço das commodities cotado em moeda local continuará ajudando o nosso processo desinflacionário.

O IPCA ficará em 4,6% nesse ano, dentro da banda da meta. Importante lembrar que esse número inclui recomposição de impostos que foram reduzidos no ano passado e, descontando esses efeitos exógenos, a inflação ficaria mais próxima do centro da meta. A ausência de pressão do preço das commodities em moeda local e o ritmo moderado de expansão dos salários têm desacelerado nosso indicador de custo de produção das empresas. Assim, projetamos inflação ao consumidor de 3,5% em 2024, incluindo o já anunciado aumento de ICMS sobre combustíveis.

Nesse ambiente, o Banco Central do Brasil continuará reduzindo a taxa básica de juros até 8,75% a.a. no final do próximo ano. A redução da taxa Selic impulsionará o mercado de crédito e reduzirá o comprometimento de renda das famílias com serviço de dívida. Outro fator que beneficiará o poder de compra é a própria queda da inflação, o que sustenta nossa expectativa de aumento do consumo das famílias em 2,9% no próximo ano.

Portanto, enquanto a necessidade de ajuste fiscal permanece, o fortalecimento das contas externas contribui para o processo desinflacionário e suporta o ciclo de redução da taxa de juros, com efeitos positivos sobre a demanda doméstica, segundo a avaliação do Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra