Espumantes: motivos para antecipar as compras
Com as importações em alta, promoções de novembro são uma boa oportunidade para abastecer a casa para as festas de final de ano
11/11/2021Garrafas de espumantes desaparecem em instantes das prateleiras físicas e virtuais nas véperas do Natal e do Ano Novo. Uma das razões é a falsa crença de que a bebida não sobrevive bem se guardada fora de uma adega climatizada por muito tempo.
Com isso, os melhores rótulos passam o mês de novembro em promoções, como a Black Friday, com o aumento de ofertas proporcional ao crescimento do mercado de vinhos no Brasil, que hoje movimenta R$ 19,80 bilhões.
Em 2019, o tamanho do mercado da bebida era de R$ 14,80 bilhões. Os dados são da Ideal Consulting.
“Champanhes e espumantes estão com importações em alta. Dos nobres espumantes franceses, entraram no Brasil 3,8 mil caixas de 9 litros no mês de setembro, totalizando 30,2 mil caixas ao longo do ano. É um volume 102% maior do que no ano passado”, diz relatório da consultoria.
De acordo com o levantamento, setembro registrou uma alta de 84,7% no valor gasto com champanhes no Brasil. Os demais espumantes tiveram um aumento de 88% na comparação com igual período do ano passado.
Para fazer uma boa compra, porém, é preciso alguns cuidados.
Como antecipar a compra de espumantes
O espumante não sai do erolhamento para a geladeira. Se for antecipar a compra, não compre gelado, a não ser que possa guardá-lo em menos de uma hora em ambiente que conserve a temperatura.
Para que a bebida mantenha as suas características, o recomendado é guardar na mesma temperatura do momento da compra ou do recebimento das garrafas.
Se comprar gelado (10 a 11 graus celsius, temperatura recomendada para o serviço), ele precisará ser aclimatado o mais rápido possível.
Para guardar na geladeira, antes verifique se o uso cotidiano do eletrodoméstico não gera trepidação. A agitação constante é especialmente ruim para bebidas borbulhantes.
Vinhos espumantes devem ser guardados longe da claridade e de condimentos, que podem alterar seu sabor.
Sommeliers recomendam colocar para gelar a bebida na véspera do consumo, a não menos que 10 graus celsius. Se o dia estiver quente, é melhor deixar a garrafa dentro de um balde com gelo e sal depois do brinde.
Depois de aberta, a bebida perde muito rapidamente as bolhas responsaveis pela “espuma”. Por isso, para o serviço, especialistas recomendam as taças flute, que com bocas mais estreitas que as demais, conservam o efeito do gás carbônico liberado a partir do momento do estouro da rolha.