close

Estados Unidos compram meio bilhão de doses da Pfizer para doar

EUA compram 500 milhões de vacinas da Pfizer para doar a países pobres e farão parceria com União Europeia para vacinar população mundial

Frascos de vacina

UE trabalhará junto com os EUA para aumentar a produção de vacinas em países de renda média e baixa | Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira, 22, a compra de 500 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, a fim de doar esses imunizantes para países pobres.

“Hoje, estou anunciando outro compromisso histórico. Os Estados Unidos estão comprando 500 milhões de doses da Pfizer para doar a países de renda baixa e média pelo mundo”, afirmou o líder norte-americano, no início de um evento virtual convocado por ele sobre a pandemia.

Biden afirmou que esses imunizantes agora comprados devem ser embarcados a seus destinos “por volta dessa época do ano” em 2022.

Ele disse que os EUA já enviaram cerca de 160 milhões de doses de vacina a 100 países, “mais que todos os outros países somados doaram”.

União Europeia e Estados Unidos querem atuar juntos contra a covid no mundo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quarta-feira, 22, pelo Twitter que a Europa se une aos Estados Unidos para “ajudar a vacinar o mundo”.

Segundo ela, o objetivo do esforço é garantir que 70% de toda a população mundial esteja vacinada contra a covid-19 até a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 2022, ou seja, em cerca de 12 meses a partir de agora.

Ursula Von der Leyen disse que a Parceria de Vacinação Global irá expandir a oferta, aumentar a coordenação nas entregas e acabar com gargalos nas cadeias de suprimento dos imunizantes.

EUA e Europa querem aumentar produção de vacinas em países pobres e emergentes

A UE trabalhará junto com os EUA para aumentar a produção de vacinas em países de renda média e baixa.

O bloco já investiu mais de 1 bilhão de euros na África para ajudar a levar a tecnologia de produção de vacinas que utilizam RNA mensageiro ao continente, informou ela, dizendo ainda que haverá coordenação em investimentos para construir locais de manufatura regional dos imunizantes.

A autoridade da UE disse que haverá um novo Fundo Intermediário, no âmbito do G-20, a fim de levantar recursos para a saúde global e ajudar a aumentar a capacidade para produção de vacinas.

Estados Unidos compram 500 milhões de doses de vacina da Pfizer para doar a países pobres

O presidente norte-americano lamentou que a doença já tenha matado mais de 670 mil americanos e, no mundo, cerca de 4,5 milhões de pessoas. “É uma tragédia global”, enfatizou.

Biden comentou também que seu governo trabalha para ajudar outros países a conseguir produzir com segurança e eficácia vacinas contra a covid-19 em seus próprios territórios, citando a África do Sul como um dos exemplos dessa cooperação. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra