close

Falta de microchips é caso de segurança nacional nos Estados Unidos

Casa Branca diz que vai trabalhar para evitar falta de componentes eletrônicos enquanto fabricante chinês culpa boicote à China

semicondutores

Huawei atribuiu a carência global de microchips a sanções impostas pelos EUA contra a China | Foto: Getty Images

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki afirmou durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 12, que a falta de microchips semicondutores é “uma questão de segurança nacional” para os Estados Unidos.

Segundo ela, o governo do presidente Joe Biden deseja trabalhar com o setor de componentes eletrônicos a fim de evitar a carência desses componentes no futuro.

Huawei culpa os EUA por escassez

A chinesa Huawei atribuiu a carência global de microchips a sanções impostas pelos EUA contra a China. Segundo a empresa, as medidas americanas levariam a “compras por pânico” de grandes companhias pelo mundo.

Psaki comentou que Biden deseja ouvir diretamente nesta tarde as empresas americanas envolvidas nessa área, a fim de entender o quadro. Segundo a porta-voz, porém, não há expectativa de que o presidente possa anunciar medidas sobre isso já no dia de hoje.

Pacote fiscal está aberto a negociação

Durante a coletiva, Psaki também voltou a defender o pacote de infraestrutura almejado por Biden. Segundo ela, o presidente está “absolutamente” disposto a negociar a iniciativa com os congressistas em Washington.

“Tudo está aberto à negociação”, afirmou, citando também o financiamento da iniciativa como exemplo do que pode ser discutido com os legisladores. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra