S&P reitera nota de crédito da Petrobras e Fitch eleva perspectiva para Embraer
Perspectiva estável da nota da Petrobras reflete avaliação atribuída ao rating soberano do Brasil; Embraer tem nota elevada pela Fitch
15/01/2024A agência de classificação de risco de crédito S&P Global reiterou a nota de crédito da Petrobras em “BB” e “brAAA”, com perspectiva estável, limitados pela nota soberana do Brasil, após avaliação sob novos critérios de administração e governança.
Os analistas Luísa Vilhena, Flávia Bedran e Luciano Gremone escrevem que a avaliação de administração e governança da Petrobras é moderadamente negativa e incorpora certos pontos fracos que pesam em sua qualidade de crédito.
“Isto resulta de algumas preocupações sobre a eficácia e a capacidade do conselho de proteger os interesses de todos os stakeholders da empresa”, afirma a agência de classificação de riscos.
Tais preocupações incluem os riscos de interferência do governo na política de preços de combustíveis, além do histórico de alto índice de rotatividade no conselho, o que resulta também na saída de executivos.
A perspectiva estável da nota da Petrobras reflete aquela atribuída ao rating soberano do Brasil. Também incopora a expectativa que a empresa manterá alavancagem baixa mesmo com investimentos mais altos nos próximos dois anos.
A S&P Global Ratings também elevou a nota de crédito nacional da 3R Petroleum de “brA” para “brA+”, mantendo perspectiva estável.
As analistas Fabiana Gobbi e Luísa Vilhena escrevem que a nova nota reflete a expectativa de menor alavancagem e aumento gradual da produção nos próximos dois anos.
A empresa deve alcançar produção de 50 mil barris de óleo equivalente por dia em 2024, resultado do plano de revitalização dos campos adquiridos. Os investimentos vão reduzir custos de extração, aumentando geração de caixa operacional.
Com isso, a agência de classificação de riscos espera maior rentabilidade e expressiva evolução nas métricas de crédito, com alavancagem em torno de 2,5 vezes a dívida bruta sobre o Ebitda.
A perspectiva estável reflete o novo cenário operacional e financeiro da companhia. A S&P não pondera novas aquisições nas projeções, mas acredita que a 3R manterá alavancagem abaixo de 2 vezes, em linha com expectativas da empresa.
Fitch eleva perspectiva da Embraer
A Fitch Ratings elevou as perspectivas das notas de crédito em moedas estrangeira e local da Embraer de estável para positiva, as mantendo em “BB+”. A nota de crédito nacional foi mantida em “AAA(bra)”.
Os analistas Debora Jalles, Nicholas Varone e Martha Rocha escrevem que a perspectiva positiva reflete a melhoria do perfil de produção e de entregas da Embraer e a crescente geração de fluxo de caixa operacional.
“A Fitch reconhece que problemas recentes com fornecedores adiaram melhoras adicionais nas entregas, mas a agência acredita que a manutenção desta recuperação levará à normalização operacional ao longo de 2024”, afirmam.
A classificação da Embraer reflete sua posição competitiva nos mercados de jatos comerciais e executivos, sua carteira de pedidos em US$ 17,8 bilhões, a diversificação do portfólio e robusto perfil de liquidez.
A nota de crédito poderá ser elevada caso os índices de alavancagem retornarem a patamares inferiores a 2,5 vezes, recuperação nas entregas a patamares de 2019 e expansão robusta no fluxo de caixa e nos pedidos de aeronaves E2. (Valor Econômico)