Flamengo é líder nas redes sociais na América Latina
Time carioca tem 36 milhões de seguidores, 12 milhões a mais que o Corinthians. Ranking tem argentinos, mexicanos e outros brasileiros
19/04/2021Os brasileiros dominam as redes sociais entre os clubes de futebol da América Latina e o Flamengo lidera com folga o engajamento.
É o que mostra um estudo feito pela consultoria Sports Value e pela plataforma de monitoramento de redes Zeeng.
A pesquisa traz números de seguidores, posts e interações do público em quatro redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
O Flamengo, com 36 milhões de fãs no geral, lidera em quantidade de seguidores em todas elas.
Em interações com posts (670 milhões por ano), o time do Rio de Janeiro, supera gigantes como Arsenal (ING), Bayern de Munique (ALE) e Paris Saint-Germain (FRA).
A segunda posição no ranking de times nas redes sociais é do também brasileiro Corinthians (24 milhões), que tem larga vantagem em número de seguidores para o América (MEX), terceiro colocado da lista e seguido por 19 milhões de pessoas.
Ativo social dos clubes na América Latina
De acordo com o estudo da Sports Value e da Zeeng, os times de futebol da América Latina têm um enorme potencial de geração de receitas via mídias digitais.
Juntos, os clubes analisados têm 310 milhões de seguidores nas redes sociais. O potencial de monetização é na casa dos bilhões de dólares, segundo a Sports Value e a Zeeng.
Unidos, os times produzem por ano 3,1 bilhões de interações. Quando se inclui os vídeos no YouTube, o engajamento chega a 3,8 bilhões de interações.
Entretanto, o estudo destaca que o alcance dos clubes latino-americanos ainda é muito restrito ao mercado regional.
Como comparação, o Barcelona tem sozinho mais de 250 milhões de fãs nas redes e produz 1,8 bilhão de interações por ano.
Quando se soma as visualizações de vídeos, o clube espanhol ultrapassa a casa dos 2 bilhões de interações anuais.
Flamengo líder nas redes sociais entre os brasileiros
Clube mais popular do Brasil, com 20% dos torcedores do país (Datafolha, 2019), o Flamengo tem surfado a onda de títulos dos últimos três anos e se consolidado como potência nas redes sociais.
O clube carioca se destaca com a maioria dos posts mais impactantes entre os times, tanto no primeiro trimestre deste ano quanto nos últimos nove meses (entre julho de 2020 e março de 2021), no Instagram e no YouTube.
A diferença para o Corinthians em número de seguidores quando somadas as quatro redes analisadas pelo estudo é de 12 milhões.
O terceiro time brasileiro com mais engajamento nas redes sociais é o São Paulo, que tem 16 milhões de fãs digitais – 20 milhões a menos que o Flamengo.
Fecham a lista de clubes nacionais com maior ativo social nas redes o Palmeiras (12 milhões) e o Santos (9 milhões).
Todos os brasileiros mencionados acima estão no top 10 de engajamento na América Latina.
Ranking de seguidores em redes sociais – clubes de futebol da América Latina
Time (país) – seguidores
- Flamengo (BRA) – 36 milhões
- Corinthians (BRA) – 24 milhões
- América (MEX) – 19 milhões
- Boca Juniors (ARG) – 19 milhões
- River Plate (ARG) – 17 milhões
- São Paulo (BRA) – 16 milhões
- Chivas (MEX) – 13 milhões
- Palmeiras (BRA) – 12 milhões
- Atlético Nacional (COL) – 9,4 milhões
- Santos (BRA) – 9 milhões
O estudo completo sobre a presença dos clubes de futebol da América Latina nas redes sociais pode ser lido neste link.