close

Flamengo é líder nas redes sociais na América Latina

Time carioca tem 36 milhões de seguidores, 12 milhões a mais que o Corinthians. Ranking tem argentinos, mexicanos e outros brasileiros

Jogadores Pedro e Everton Ribeiro (agachado), do Flamengo, que é campeão

Flamengo se consolida como potência nas redes e chega a bater europeus em interações | Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Os brasileiros dominam as redes sociais entre os clubes de futebol da América Latina e o Flamengo lidera com folga o engajamento.

É o que mostra um estudo feito pela consultoria Sports Value e pela plataforma de monitoramento de redes Zeeng.

A pesquisa traz números de seguidores, posts e interações do público em quatro redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

O Flamengo, com 36 milhões de fãs no geral, lidera em quantidade de seguidores em todas elas.

Em interações com posts (670 milhões por ano), o time do Rio de Janeiro, supera gigantes como Arsenal (ING), Bayern de Munique (ALE) e Paris Saint-Germain (FRA).

A segunda posição no ranking de times nas redes sociais é do também brasileiro Corinthians (24 milhões), que tem larga vantagem em número de seguidores para o América (MEX), terceiro colocado da lista e seguido por 19 milhões de pessoas.

Ativo social dos clubes na América Latina

De acordo com o estudo da Sports Value e da Zeeng, os times de futebol da América Latina têm um enorme potencial de geração de receitas via mídias digitais.

Juntos, os clubes analisados têm 310 milhões de seguidores nas redes sociais. O potencial de monetização é na casa dos bilhões de dólares, segundo a Sports Value e a Zeeng.

Unidos, os times produzem por ano 3,1 bilhões de interações. Quando se inclui os vídeos no YouTube, o engajamento chega a 3,8 bilhões de interações.

Entretanto, o estudo destaca que o alcance dos clubes latino-americanos ainda é muito restrito ao mercado regional.

Como comparação, o Barcelona tem sozinho mais de 250 milhões de fãs nas redes e produz 1,8 bilhão de interações por ano.

Quando se soma as visualizações de vídeos, o clube espanhol ultrapassa a casa dos 2 bilhões de interações anuais.

Flamengo líder nas redes sociais entre os brasileiros

Clube mais popular do Brasil, com 20% dos torcedores do país (Datafolha, 2019), o Flamengo tem surfado a onda de títulos dos últimos três anos e se consolidado como potência nas redes sociais.

O clube carioca se destaca com a maioria dos posts mais impactantes entre os times, tanto no primeiro trimestre deste ano quanto nos últimos nove meses (entre julho de 2020 e março de 2021), no Instagram e no YouTube.

A diferença para o Corinthians em número de seguidores quando somadas as quatro redes analisadas pelo estudo é de 12 milhões.

O terceiro time brasileiro com mais engajamento nas redes sociais é o São Paulo, que tem 16 milhões de fãs digitais – 20 milhões a menos que o Flamengo.

Fecham a lista de clubes nacionais com maior ativo social nas redes o Palmeiras (12 milhões) e o Santos (9 milhões).

Todos os brasileiros mencionados acima estão no top 10 de engajamento na América Latina.

Ranking de seguidores em redes sociais – clubes de futebol da América Latina

Time (país) – seguidores

  1. Flamengo (BRA) – 36 milhões
  2. Corinthians (BRA) – 24 milhões
  3. América (MEX) – 19 milhões
  4. Boca Juniors (ARG) – 19 milhões
  5. River Plate (ARG) – 17 milhões
  6. São Paulo (BRA) – 16 milhões
  7. Chivas (MEX) – 13 milhões
  8. Palmeiras (BRA) – 12 milhões
  9. Atlético Nacional (COL) – 9,4 milhões
  10. Santos (BRA) – 9 milhões

O estudo completo sobre a presença dos clubes de futebol da América Latina nas redes sociais pode ser lido neste link.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra