Game gratuito do Museu do Ipiranga ensina importância da história
Disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Xbox Series X/S e Xbox One, game tem robôs futuristas que querem destruir o acervo do Novo Museu do Ipiranga
27/09/2021No mês da Independência, o Museu do Ipiranga vai lançar um game gratuito que diverte e entretém todas as idades ao mesmo tempo em que ensina história.
O Museu está fechado desde 2013 e passa atualmente por reformas. A reabertura deve ocorrer em setembro de 2022, mas pela internet já é possível acompanhar o estágio das obras e até fazer uma visita virtual pelo site https://museudoipirangavirtual.com.br/.
O MID – Museu do Ipiranga em Defesa é um jogo para jogar sozinho que pode ser baixado gratuitamente e jogado pelo aplicativo Museu do Ipiranga Virtual. A notícia está no portal InforChannel.
O game foi desenvolvido em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele é compatível com as plataformas Android, iOS, Windows, Mac, Xbox Series X|S e Xbox One.
Game tem ataque de robôs que tentam destruir a história e o acervo do Museu do Ipiranga
O jogador enfrenta robôs futuristas com um sistema de inteligência artificial avançada saiu do controle. As máquinas tentam destruir a história e sua preservação, e decidem voltar no tempo para roubar e destruir todo acervo do Museu do Ipiranga.
Com a ajuda de um robô amigo, o jogador devem garantir a segurança e integridade do acervo do Museu. Enquanto se diverte, o jogador circula pelas dependências do museu construído entre 1885 e 1890, um dos mais antigos e importantes do Brasil.
No aplicativo Museu do Ipiranga Virtual, usuários também podem realizar a montagem, em três níveis de dificuldade, de quebra-cabeças de obras que fazem parte do acervo do Novo Museu do Ipiranga, como as pinturas Desembarque de Cabral, de Oscar Pereira da Silva, Retrato de Maria Quitéria, de Domenico Failutti, e o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.
Aplicativo permite visita virtual e acompanhar obras
Além disso, no menu do aplicativo, também há a opção Visitar, em que os usuários podem fazer um tour pelas áreas externas e internas do Museu e conhecer exposições que vão além dos espaços físicos da instituição, como Personagens da Independência, Cartões Postais de São Paulo e Dirigíveis de Santos Dummont.
No ambiente digital, além do lançamento do game, o Museu do Ipiranga deu início a uma série de vídeos sobre itens do acervo que poderão ser vistos em sua reabertura, como a famosa tela de Pedro Américo, Independência ou Morte, e a pedra fundamental, que foi enterrada nos campos do Ipiranga para assinalar o lugar da proclamação de 1822.
O projeto do Novo Museu do Ipiranga tem como patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novelis.