Coleção do Museu Nacional ganha mostra virtual
“Os Primeiros Brasileiros” estava emprestada quando o museu foi atingido pelo incêndio que o destruiu quase completamente
13/04/2021A coleção “Os Primeiros Brasileiros” estava emprestada ao Memorial dos Povos Indígenas de Brasília quando o Museu Nacional pegou fogo no dia 2 de setembro de 2018.
Digitalizado, o conjunto agora pode ser visto em uma exposição virtual, aberta ao público a partir desta terça-feira, 13. O acervo está disponível no site da UFRJ.
Mergulho histórico
“A coleção faz um mergulho histórico por meio dos índios do Nordeste, os primeiros tocados pela colonização”, destaca o antropólogo João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional, que idealizou a mostra com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).
Potiguares e tupinambás estão entre as etnias que participaram do primeiro momento da colonização no Brasil. “São povos que estão na história desde o início”, observou o antropólogo.
Painéis reúnem músicas, filmes e fotografias
As memórias da formação do Brasil, bem como da participação do índio na atualidade, são apresentadas em painéis históricos e por meio de músicas, filmes e fotografias, que registram a diversidade e as narrativas dos povos indígenas nacionais.
A grande maioria é formada de imagens tiradas de quadros que estão no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e em outras instituições do Brasil e do exterior.
Mapas e charges completam a mostra
Há também muitas gravuras, mapas, personagens históricos e charges, contou João Pacheco de Oliveira. Cerca de 180 imagens de materiais históricos e contemporâneos, 12 trilhas sonoras e cinco filmes compõem os ambientes.
Há ainda espaço dedicado a narrativas e representações indígenas da atualidade, por meio de depoimentos em vídeos ou galerias com imagens dos diferentes povos. (Com Agência Brasil)