close

Golpe da mão fantasma: como evitar a invasão da sua conta bancária

O fraudador entra em contato se passando por funcionário do banco e informa que que há movimentações suspeitas na conta da vitima

golpe da mão fantasma

Falso funcionário afirma que para solucionar o problema, é necessário a instalação de um aplicativo | Foto: Getty Images

O chamado golpe da mão fantasma é uma das formas que os criminosos digitais utilizam para aplicar golpes nos correntistas. Trata-se de uma estratégia para conseguir acesso remoto às contas das vítimas.

Esse tipo de golpe é mais um exemplo dos riscos que os correntistas correm e da importância de ficar atento para evitar prejuízos financeiros e dores de cabeça.

Como funciona o golpe da mão fantasma

O fraudador entra em contato se passando por um funcionário do banco e informa que que há movimentações suspeitas na conta da vitima. Ele afirma que a conta foi invadida ou clonada. Ou pergunta a respeito de uma falsa transferência ou compra de alto valor.

O falso funcionário afirma que para solucionar o problema, é necessário a instalação de um aplicativo. Mas, se o cliente instalar o aplicativo, o criminoso terá acesso a todos os dados que estão no celular.

Como evitar a invasão da sua conta bancária

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a Instituição através dos canais oficiais (atenção, evite o telefone informado na mensagem suspeita). De preferência, use outro aparelho para entrar em contato com a agência. Ou use o computador para verificar sua conta pelo internet banking.

Cuidados para evitar golpes virtuais

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra