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15 providências para prevenir golpes em aplicativos de mensagens

Saiba quais são os tipos de golpes usados pelos criminosos e como se prevenir com orientações da Febraban

Close de mão de pessoa digitando na tela de celular ligado, alusivo a golpes via aplicativos de mensagens

Pedidos de transações e o chamado phising com o uso de engenharia social são os principais golpes usados pelos criminosos | Foto: Getty Images

Com a crescente digitalização o aumento das transações digitais, os criminosos têm aprimorado os golpes financeiros em diversos canais, como os aplicativos de mensagens no estilo do WhatsApp.

Buscando alertar os consumidores sobre os riscos, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) divulgou um pequeno guia com boas práticas (vá direto às dicas) para se prevenir dessas ameaças.

Saiba mais

Conforme a Febraban, as tentativas de golpes registradas através dos aplicativos de mensagens são duas:

  • Pedidos de transações
    Fingindo ser alguém do relacionamento pessoal ou profissional e, sob alegação de alguma dificuldade em acessar o aplicativo do banco, o golpista pede para que a vítima realize transferências ou pagamentos, através de Pix, Ted ou Doc. Normalmente, utilizam um número de telefone novo e colocam a foto do usuário do WhatsApp através de imagens disponíveis na internet;
  • Phising
    Através de técnicas de engenharia social, enganam o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões.

“Sempre desconfie quando receber um pedido de dinheiro de parentes ou de pessoas conhecidas no aplicativo de mensagem. Antes de fazer qualquer coisa, confirme o pedido através de uma ligação para o número de telefone que você tem em sua agenda de telefones, nunca para o número que está lhe contatando”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

“Também desconfie da história de que alguém está com dificuldade para acessar o aplicativo do banco e que precisa de ajuda para fazer um pagamento urgente, ou ainda da história da perda do celular”, acrescenta.

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Como funcionam os golpes em aplicativos de mensagens

Golpe de engenharia social

O criminoso escolhe uma vítima e pega sua foto em redes sociais. Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de trocar de número devido a algum problema, como, por exemplo, um assalto ou perda de celular. A partir daí, pede uma transferência de dinheiro, dizendo estar em alguma situação de emergência.

Nesta fraude, o bandido nem precisa clonar o aplicativo de mensagem da pessoa e usa a estratégia de pegar dados pessoais da vítima e de seus contatos.

A Febraban alerta que é preciso ter muito cuidado com a exposição de dados em redes sociais, como, por exemplo, em sorteios e promoções que pedem o número de telefone do usuário.

Ao receber uma mensagem de algum contato com um número novo, é preciso certificar-se que a pessoa realmente mudou seu número de telefone.

O cliente sempre deve suspeitar quando recebe uma mensagem de algum contato que solicita dinheiro de forma urgente. Não faça qualquer tipo de transferência até falar com a pessoa que está solicitando o dinheiro.

Golpe da clonagem

Os criminosos enviam uma mensagem pelo aplicativo fingindo ser de empresas em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta do aplicativo em outro celular. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix.

No caso do aplicativo de mensagens WhatsApp, uma medida simples para evitar que o aplicativo seja clonado é habilitar a opção “Verificação em duas etapas” da seguinte forma: Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.

Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.   

15 dicas para prevenir golpes via aplicativos de mensagens

  1. Tome muito cuidado com informações que são publicadas em redes sociais. Nunca deixe exposto seu número de celular.
  1. Não compartilhe seu código de autenticação do WhatsApp.
  1. Evite compartilhar dados pessoais em mensagens.
  1. Não compartilhe com ninguém que faça contato, em nome do banco, suas senhas de acesso (cartão, transações eletrônicas - Pix, Ted, etc).
  1. Não acesse links suspeitos ou promoções muito tentadoras enviadas por mensagem.
  1. Mantenha sempre seu dispositivo com as últimas atualizações de segurança e solução antivírus. Sempre use sistemas operacionais e programas legítimos e baixe aplicativos de lojas oficiais.
  1. Lembre-se que o banco não solicita senhas de acesso através de telefone, SMS, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro aplicativo de mídia social.
  1. Não clique em links recebidos de desconhecidos via e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS. Códigos de segurança enviados por SMS não devem ser informados a ninguém. Nenhum funcionário irá solicitar esse dado.
  1. Não acesse serviços do banco a partir de dispositivos de outras pessoas.
  1. Ative a confirmação em duas etapas do aplicativo.
  1. Evite baixar ou instalar arquivos que receber por mensagem.
  1. Use a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular (são mais fortes do que as opções de desbloqueio por desenho ou PIN).
  1. Ative o bloqueio temporário de tela com senha.
  1. No celular, computador e tablet nunca use a opção “salvar senha” em dispositivos, navegadores, sites e aplicativos.
  1. Mantenha firewall ativado e evite utilizar wi-fi público.

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