close

Governo do Paraná anuncia intenção de privatizar Copel

Operação seria por oferta pública de ações que poderá deixar o governo com participação de 15% do capital total da companhia; papel da empresa dispara mais de 20%

Vista da Usina Salto Segredo da Copel

Usina Hidrelétrica de Salto Segredo, no rio Iguaçu, é a segunda maior usina da Copel | Foto: Divulgação

O governo do estado do Paraná anunciou nesta segunda-feira que tem a intenção de sair do controle da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Segundo fato relevante, a operação será feita por meio de oferta pública de ações.

“A operação objetiva a captação de recursos financeiros para suprir necessidades de investimento do Estado do Paraná, bem como a valorização de suas ações remanescentes detidas na Copel, valorização essa que deverá derivar do potencial geração de valor aos acionistas, inclusive em virtude de eventual capitalização da companhia e aceleração de seu plano de negócios’, diz o documento.

Saiba mais

Segundo fato relevante, concluída a operação o Estado permanecerá com participação relevante não inferior a 15% do capital social total da Copel e 10% da quantidade total de votos conferidos pelas ações com direito a voto de emissão da companhia.

“A operação está sujeita à prévia autorização legislativa, de modo que oportunamente será apresentado projeto de lei a ser deliberado pelos deputados estaduais, tendo por objeto a referida autorização”, informou o governo, acrescentando que a oferta de ações terá análise do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Ações da Copel disparam mais de 20% após anúncio

Após o anúncio, o papel da Copel disparou mais de 20% na B3 e figura nesta sessão como a maior alta do Ibovespa. Por volta das 14h10 a ação da companhia operava em alta de 21,51%.

No terceiro trimestre, a Copel reportou um Ebitda R$ 1,10 bilhão, um valor 58% menor que o apurado no mercado período do ano passado. O Lucro Líquido de R$ 363 milhões, queda de 79% no período, ficou 1,7% abaixo das estimativas do Safra.

A Copel tem 64 anos de existência e atende diretamente a 4,6 milhões de unidades consumidoras em 395 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados). Além disso, a companhia possui 46 usinas próprias (20 hidrelétricas, 1 térmica e 25 eólicas), opera 1 usina hidrelétrica em regime de cotas e tem participação em outros 11 empreendimentos de geração de energia (1 térmica, 6 hidrelétricas e 4 parques eólicos) em operação, totalizando uma capacidade instalada de 6.394 MW ajustados.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra