Ibovespa fecha em estabilidade mesmo com alta dos papéis da Petrobras
Bolsa sobe 0,03% aos 99.852 pontos; ações da estatal, que chegaram a cair mais de 2% no início do pregão, avançaram perto de 1%
20/06/2022O Ibovespa fechou esta segunda-feira, 20, estável em dia de feriado nos Estados Unidos e de pedido de demissão do presidente da Petrobras. O índice subiu 0,03%, aos 99.852 pontos, depois de oscilar entre 98.408 e 100.481 pontos.
As ações da Petrobras, que tiveram as negociações suspensas no início do pregão, após o anúncio do pedido de demissão do seu presidente, voltaram a ser negociadas e nesse retorno chegaram a cair mais de 2%. Os papéis, no entanto, inverteram a tendência e começaram a subir. Isso deu força para o Ibovespa operar no terreno positivo. A PETR4 fechou em alta de 1,14% e a PETR3 0,87%.
Saiba mais
- Petrobras anuncia novo reajuste para diesel e gasolina
- Justiça dos EUA aprova plano de recuperação judicial da Latam
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
A Petrobras informou logo cedo à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que o seu presidente, José Mauro Ferreira Coelho, pediu demissão do cargo. No final da manhã, a Petrobras informou que o diretor de Exploração e Produção, Fernando Borges, ficará como presidente interino.
José Mauro Coelho já estava demitido pelo presidente Jair Bolsonaro desde 23 de maio, mas a companhia conseguiu manter o executivo no cargo com a força do seu estatuto.
No final da manhã, a Petrobras informou que o diretor de Exploração e Produção, Fernando Borges, ficará como presidente interino.
Coelho é o terceiro presidente a deixar a estatal no governo Bolsonaro, que indicou Caio Mário Paes de Andrade, auxiliar do ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia.
Agora, o Conselho de Administração da empresa terá que se reunir para nomear Paes de Andrade como membro do board para que ele possa assumir a presidência.
A Vale caiu nesta da sessão, puxada pelos preços do minério de ferro que despencaram nesta segunda-feira. A ação da mineradora recuou 2,47%
Os contratos futuros de minério de ferro em Dalian caíram 11%, no limite permitido pela bolsa para variação diária dos preços, enquanto os contratos de Cingapura recuaram até 8%, devido ao aumento dos temores sobre um colapso do consumo de aço na China.
O mais negociado, para entrega em setembro, na bolsa de commodities de Dalian encerrou as negociações em queda de 11%, a 746 yuans (US$ 111,60) a tonelada, seu menor nível desde 16 de março.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de julho para o ingrediente siderúrgico caiu 8%, para US$ 110,40 a tonelada.
Na sexta-feira, a Bolsa fechou em queda de 2,90%, a 99.824 pontos, perdendo o patamar dos 100 mil pontos pela primeira vez desde novembro de 2020. Com o resultado, passou a acumular recuo de 10,35% no mês. No ano, a queda agora está em 4,77%.