Maior inflação em 40 anos reforça aperto dos juros nos EUA
Inflação de 7% acumulada em 12 meses nos Estados Unidos reforça as expectativas de que o Federal Reserve vai elevar os juros a partir de março
12/01/2022O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,5% em dezembro, na comparação com novembro, informou nesta quarta-feira, 12, o Departamento do Trabalho. O resultado de dezembro confirmou inflação de 7% acumulada em 2021, a mais alta dos EUA em quase quatro décadas, o que pode reforçar as expectativas de que o Federal Reserve começará a aumentar as taxas de juros já em março.
O resultado veio dentro das expectativas do mercado, reforçando a ideia de alta antecipada do juro americano e de forma mais rápida. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal projetavam alta de 0,4%.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve avanço de 0,6%, ante expectativa de crescimento de 0,5%. A leitura anual do CPI é a mais forte desde 1982 no país.
Na comparação anual, o CPI subiu 7% em dezembro, como esperado pelos analistas. Já o núcleo do CPI teve alta de 5,5% na comparação com igual mês do ano anterior, ante previsão de avanço de 5,4% dos analistas.
Os preços de energia tiveram queda mensal de 0,4% em dezembro nos EUA. Já os dos alimentos cresceram 0,5% na mesma comparação. Com informações da Dow Jones Newswires.
Biden destaca menor pressão de alimentos e gasolina na inflação dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de dezembro, divulgado nesta quarta-feira, mostrou “redução significativa” na inflação desde o último mês.
“Com preços de gasolina e comida caindo, o indicador demonstra que estamos fazendo progresso em desacelerar a taxa de aumento de preços”, afirmou o líder, em comunicado emitido pela Casa Branca.
Ao mesmo tempo, o dado de inflação reforça que “ainda temos mais trabalho a fazer, com alta de preços ainda alta demais e pressionando os orçamentos familiares”, disse Biden.
O presidente destacou que a inflação é um desafio global e disse que os EUA são “sortudos” em ter um dos crescimentos econômicos mais rápidos, que os permite lidar com o aumento de preços enquanto mantém crescimento econômico sustentável. “Esse é meu objetivo e estou focado em alcançá-lo todos os dias.” (AE)