Inflação nos EUA fica acima do esperado em janeiro
Índice de preços de gastos com consumo (PCE), indicador mais importante na política monetária dos EUA, avançou 0,6% em janeiro
24/02/2023O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,6% em janeiro ante dezembro do ano passado, informou nesta sexta-feira, 24, o Departamento do Comércio. Na comparação anual, a alta foi de 5,4%.
Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também teve crescimento de 0,6% em janeiro ante dezembro. O consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal era de alta menor, de 0,5%. Na comparação anual, a alta foi de 4,7%, superior ao aumento de 4,4% projetado pelos analistas.
Saiba mais
- PIB dos Estados Unidos cresce abaixo do esperado no trimestre
- Banco Safra tem lucro recorde de R$ 2,2 bilhões
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
PCE é principal indicador de inflação dos EUA
O PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Ontem, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos indicou ritmo anualizado de crescimento de 2,7% no quarto trimestre de 2022, de acordo com revisão divulgada pelo Departamento de Comércio do país.
O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,9% em ambos os casos. Isso animou o mercado financeiro, pois reduz a expectativa de aperto maior dos juros para conter a inflação. Em Nova York, os índices futuros aceleram os ganhos. (AE)